Como Aquecer as Mãos em dias Frios e no Inverno

Aquecer as mãos em dias frios parece uma tarefa simples e realmente é, se você for ficar o inverno inteiro dentro de casa em frente a lareira, mas se esta não é sua realidade, conheça ótimas dicas para manter as mãos aquecidas em dias frios.

Quando  chega o inverno, chegam também vários desafios, acordar cedo e largar o cobertor, escovar os dentes e lavar o rosto colocando suas mãos aquecidas na água congelante da torneira se torna tão desafiador que podemos dizer que esta é uma tarefa em que somente “os mais fortes sobrevivem” . Você é um deles? Comente abaixo!

Continue lendo, pois veremos como enfrentar estes desafios mantendo as mãos aquecidas mesmo nos dias mais frios de inverno.

Mantenha as Mãos Aquecidas com Água Morna – Nunca Use Água Quente

Logo ao acordar suas mãos já estão quentinhas, então neste caso o que você pode fazer para manter elas assim? Normalmente ao acordar você vai escovar os dentes e lavar o rosto, então você pode optar por comprar uma torneira de água quente e pronto seus problemas nessa fase acabaram.

Tá, acontece que não tenho torneira de água quente?

Neste caso você pode optar por sempre deixar uma caneca próxima ao lavatório e quando for lavar o rosto, pode pegar um pouco de água quente diretamente do seu chuveiro.

Outra ideia seria aquecer cerca de 300 ml de água até ficar morna. Isto não levará mais que um minuto, depois é só se deliciar com aquela água morna em suas mãos e rosto. 

Essa ideia parece inviável, mas era assim que minha mãe fazia para mim e meus irmãos lavarmos o rosto em dias frios, principalmente quando acordávamos às 06:00 da manhã para irmos à escola, nesta hora do dia a água já estava abandonando seu estado líquido kkkk.

Vale lembrar que você sentirá vontade de usar água quente, no entanto, evite usar água quente, isto porque sem você perceber estará deixando seu rosto e mãos mais sensíveis, com isso, o contato com o vento frio fará você sentir mais frio e até mesmo dor de queimadura. Fica a dica!

Leia também: Como Esquentar os Pés – 10 Dicas Para Espantar o Frio

Qual Luvas Usar Para Deixar Suas Mãos Aquecidas – Luvas Não é Tudo Igual

Parece óbvio que em dias frios o mais indicado para manter as mãos aquecidas e quentinhas é usar luvas. Mas sabia que dependendo do tipo de luva que você escolher suas mãos continuarão frias?

As fibras usadas nas luvas são responsáveis pela retenção do calor, mas dependendo do tipo de fibra usada você pode não ter suas mãos aquecidas como gostaria.

Dentro dessa classificação, existem três tipos de fibras conhecidas:

  • Fibras naturais – de origem animal e vegetal, já encontradas em forma de fibras na natureza;
  • Fibras artificiais – de origem natural, que são transformadas em fibras têxteis em laboratório;
  • Fibras sintéticas – que são criadas em laboratório.

Algumas vezes, luvas aparentemente iguais possuem fios diferentes, por isso uma protege mais contra o frio do que a outra. Quer ver um exemplo?

Tome por exemplo a luva de tricô de algodão, ela deixa que o vento frio passe por ela (por ser porosa), e uma luva de tricô de acrílico, barra o fluxo de ar. Porém é preciso levar em conta a composição dos fios na hora de escolher qual luva comprar.

Às vezes uma luva mais grossa não é garantia de mãos aquecidas. Isso acontece com as roupas Super Térmicas, por exemplo. Elas aquecem mais do que uma peça de tricô e isso acontece por causa das características dos fios que compõem essas duas peças.

Luvas de Algodão é Boa Para Aquecer as Mãos?

Assim como as meias de algodão, as luvas de algodão permitem com maior facilidade o fluxo de calor entre o corpo e o ambiente. Outro fator a ser levado em consideração é que fibras de algodão absorvem mais umidade. Sabe aquela sensação de estar com as mãos frias e molhadas mesmo estando de luvas? Isso não é apenas uma sensação, mas sim um fato.

É por essas e outras que o algodão não é um tecido indicado para temperaturas baixas. 

A melhor Luva Para Aquecer as Mãos no Inverno É?

Se você pensou nas luvas de lã, você acertou! A lã é um excelente isolador térmico, ou seja, ajuda a manter o calor natural do corpo dentro da roupa. Por isso, é uma fibra muito indicada para o inverno.

Para manter não somente as mãos mas o corpo inteiro aquecido, o mais recomendado são roupas de lã, principalmente as meias.

Sei que muitas pessoas não gostam de roupas de lã porque algumas fibras costumam pinicar  e trazem desconforto, contudo, existem lãs de vários tipos de animais, por exemplo, angorá, ovelhas e merino. Tenho certeza que se souber escolher o tipo de lã mais adequado para sua pele, você não vai mais passar frio!

Esquente as Mãos Estimulando a Circulação Sanguínea

Quando as mãos ficam frias é porque o seu corpo está priorizando manter aquecidos os órgãos vitais para manter você vivo. Isso ocorre como um mecanismo de defesa do organismo e está tudo bem. Só se torna preocupante quando mesmo no verão onde as temperaturas são altas, seus pés e mãos insistem em ficar frios, daí você precisa consultar um médico o quanto antes. 

Umas das maneiras mais eficazes de estimular a circulação sanguínea em suas mãos por meio de massagens. O ideal é massagear as mãos e dedos com um creme hidratante, de preferência, cremes que são mais consistentes.  Tente o seguinte:

  • Mova todos os dedos para frente e para trás.
  • Faça movimentos circulares.
  • Contraia e solte as mãos e os pés.

Esquente as Mãos Usando Fontes de Calor

São várias as fontes de calor que podemos usar para aquecer as mãos. Em algumas regiões onde o frio é castigante, é necessário tomar medidas mais radicais, como por exemplo, se aquecer numa fogueira. Mas caso isso não seja possível, vamos considerar formas alternativas e seguras para você aquecer as mãos. 

Aquecedor Elétrico:

Acredito que a principal vantagem desse tipo de aquecedor seja a comodidade de uso, uma vez que basta conectado na tomada e ligar para que o seu funcionamento seja imediato, portanto, oferece muita comodidade para ser usado.

Secador de Cabelo:

Com certeza você tem um secador em casa. E mesmo que você seja homem e more sozinho, o mais provável é que tenha um secador de cabelo mesmo que seja apenas para secar as madeixas, como também para ajeitar aquele topete estiloso kkk.

Está com as mãos frias e deseja aquecer as mãos rapidamente, coloque suas luvas e em seguida aqueça com o secador por alguns segundos, logo você verá suas mãos esquentarem que é uma beleza. Esse é um processo fácil, rápido e que dará muito certo.

Faça a mesma coisa com seus pés, caso queira aquecer os pés em dias frios de inverno. 

Aquecedor de Mãos:

Esse aquecedor de mãos é muito utilizado por aqueles que gostam de acampar em local de baixas temperaturas e por aqueles que moram em locais de frio extremo. 

A ideia do aquecedor de mão é colocá-lo dentro das luvas, bolsos e sapatos, pois além das mãos, sua função principal é aquecer você do frio.

Um aquecedor de mãos conhecido é o Hand Warmers que são pacotes de tecido com compostos químicos em seu interior que quando em contato com o ar são capazes de gerar calor.

Esses aquecedores fornecem calor natural e seguro, sendo ideais para manter as mãos quentes quando a temperatura está fria.

Ideal para treinamento, camping, atividades na natureza entre outros. 

Bolsa Térmica de Compressão

Esse tipo de bolsa térmica normalmente é encontrada em farmácias, seu uso é muito simples, porém você deve tomar cuidado com o manuseio da água quente.

Para usar basta adicionar água quente dentro da bolsa térmica e colocar as mãos em cima. Antes, porém, você deve medir a temperatura da bolsa colocando a mão rapidamente para ver se está numa temperatura boa para uso.

Garrafas Pet

Uma última dica é adicionar água morna em uma garrafa pet. Mas essa dica além de eficaz é um pouco perigosa, então preste atenção:

  • Nunca coloque água fervente! Adicione água morna e encha até a metade da garrafa.
  • Nunca abra a garrafa enquanto houver água quente dentro dela.
  • Use a tampa da própria garrafa pet para fechar.

Se você seguir essas dicas, estará liberado para usar garrafas pet para aquecer as mãos.

Conclusão:

Depois dessas dicas, manter as mãos aquecidas fácil, rápido e prático. Caso tenha ficado alguma dúvida basta relembrar abaixo e escolher a melhor maneira de aquecer as mãos.

  • Água morna
  • Luvas de lã
  • Estimulando a circulação sanguínea
  • Aquecedor elétrico
  • Secador de cabelo
  • Aquecedor de mãos
  • Bolsa térmica
  • Garrafa pet

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *