Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
O que é Colágeno

O que é Colágeno e o que Não é Colágeno!

Beleza, Saúde

O que é ColágenoFala-se muito sobre colágeno atualmente, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é colágeno.

Colágeno nada mais é do que uma proteína, formada por aminoácidos como prolina, hidroxiprolina e glicina. Todos nós (mamíferos) produzimos colágeno e ele está presente em nossas cartilagens, ossos, tendões, pele, músculos, veias, dentes e córnea, além de nossos cabelos e unhas. A quantidade de colágeno de nosso organismo pode representar até 5% do nosso peso corporal total.

Como você já pode ter percebido o colágeno é fundamental para nossa sobrevivência, pois é a proteína mais abundante que temos, representando 30% delas no corpo.

Se você se preocupa com a beleza de sua pele e quer permanecer jovem por mais tempo, preste atenção:

A partir dos 30 anos, nosso corpo começa a sofrer diversas mudanças metabólicas, e uma delas é a diminuição na capacidade de produzir colágeno. Em apenas um ano, perdemos cerca de 1% de colágeno. Já na terceira idade, acontece uma diminuição drástica, perdemos cerca de 60% da capacidade de produzir colágeno.

Outros fatores que influenciam na perda de colágeno é: Tomarmos sol em excesso, fumar e dietas muito restritivas. O sol é muito importante para nosso organismo pois produz vitamina D, então não confunda excesso de sol com tomar sol de forma moderada.

Manter uma vida de qualidade com exercícios físicos e alimentação saudável, favorecerão ainda mais a absorção do colágeno e, consequentemente, a saúde e beleza da sua pele, cabelos e unhas.

O que é Colágeno Hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é feito a partir do osso e da cartilagem do boi. Ele é chamado de hidrolisado, pois passa por um processo químico chamado de hidrólise, que nada mais é do que a quebra de suas moléculas de proteína. Alguns especialistas dizem que essa quebra de moléculas é necessária para que nosso corpo consiga, de fato, absorver o colágeno presente na porção do produto. Alguns especialistas também argumentam que o “melhor horário” para tomá-lo seria a noite (perto do horário de dormir) junto de algum alimento que contenha vitamina C, pois o colágeno hidrolisado seria melhor absorvido quando a vitamina C encontra-se presente.

Colágeno Hidrolisado em Cápsulas

O colágeno hidrolisado são cápsulas gelatinosas que devem ser ingeridas diariamente, junto com um pouco de água. Recomenda-se a suplementação com colágeno hidrolisado a partir dos 30 anos de idade, mas sempre sob orientação do médico ou do nutricionista.

Agora que você já sabe o que é colágeno, vamos ver o que não é colágeno...

O que Não é Colágeno Natural

No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (sobremesas de gelatinas, pudins, maria-mole etc…), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos (cápsulas moles e duras são de gelatina obtida do processo de hidrólise parcial do colágeno, por exemplo).

Embora tenham certa quantidade de colágeno, alimentos processados não são recomendados! Principalmente se seu objetivo é a reposição de colágeno.

Já foram divulgados em algumas mídias que a gelatina é ótima para fortalecer a pele, unhas e cabelos, graças ao colágeno presente em sua fórmula. Porém não é levado em conta que as gelatinas contêm grandes quantidades de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, além de possuir muito açúcar e uma quantidade mínima de colágeno extraído da cartilagem de animais. Desta forma é como tentar cobrir a cabeça e acabar descobrindo os pés, rsss!!!

 Existem ótimas maneiras de se obter colágeno sem a necessidade de comprometer sua saúde. Faça as escolhas corretas!

Vamos agora entender para que serve o colágeno.

Para que serve o colágeno

O colágeno tem várias funções em nosso corpo. É ele que mantem nossa pele firme e jovem, a elasticidade da pele depende do colágeno. É por isso que muitas mulheres preocupadas em se manter jovem e se ver livre de rugas aderem a suplementação de colágeno.

Atletas profissionais e amadores principalmente os corredores, fazem uso de suplementação de colágeno. Isto porque o colágeno preserva os músculos, ligamentos, tendões e articulações…

Falta de Colágeno

Quando estamos com deficiência de colágeno apresentamos os seguintes sintomas:

  • Diminuição da espessura do fio de cabelo;
  • Flacidez na pele;
  • Aparecimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Surgimento de estrias;
  • Desidratação da pele.
  • Pele fina e com menos elasticidade;
  • Diminuição da densidade dos ossos (volume de massa), das articulações e dos ligamentos.

Benefícios do Colágeno

O colágeno hidrolisado é o mais eficaz para manter a firmeza da pele, pois uma pequena quantidade do produto contém uma maior concentração de colágeno puro e ele será totalmente absorvido pelo organismo. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 9g de colágeno por dia para indivíduos adultos. Veja outros benefícios:

  • Melhora a firmeza e elasticidade da nossa pele;
  • Atua na sustentação estrutural (dentes, ossos, vasos sanguíneos, pele e órgãos);
  • Rejuvenesce a pele, contribuindo para a prevenção do envelhecimento celular;
  • Protege de danos nas articulações;
  • Favorece o tratamento da osteoporose;
  • Ajuda a prevenir o surgimento de celulite e estrias;
  • Ameniza dores e doenças articulares;
  • Melhora a cicatrização da pele;

Em nosso organismo existem mais de 25 tipos de colágeno. Suas fibras dão força e estrutura para diversas partes de nosso corpo, sendo um dos principais componentes das células o colágeno é o que dá forma aos tecidos de nosso corpo.

Gostou do artigo? Então de sua opinião!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *