Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
Hidratação com banana

Hidratação com Banana – Benefícios da Banana para os Cabelos

Beleza

O que se pode fazer com banana? Descubra nesse artigo todas as possibilidades que a banana oferece para tratar seus cabelos e deixá-los incríveis!

Nutritiva, típica e adorável. Sem dúvida estamos falando da fruta tropical mais famosa do Brasil (e, provavelmente do mundo) que, além de ser boa em praticamente tudo agora é também sinônimo de beleza capilar.

Conhecida por ser rica em potássio e por possuir alto poder de saciedade, a banana que conhecemos já vinha traçando timidamente seu caminho para o viés da estética ao se tornar a companheira número 1 das dietas.

Agora ela chega como uma alternativa inovadora e bem acessível ao bolso das mulheres brasileiras: hidratações eficazes à base de banana podem aumentar o brilho e a maciez do cabelo, além de diminuir o tão temido frizz.

Quer aprender receitas incríveis de hidratação com banana? Acompanhe esse post e se torne um especialista no assunto!

Veja neste artigo:

hidratação com banana – benefícios da banana para os cabelos
vitaminas e minerais presentes na banana
vantagens da hidratação com banana
receita de como fazer hidratação com banana
hidratação com banana e leite
hidratação com banana e ovo
hidratação com banana e babosa
hidratação com banana e mel
hidratação com banana e abacate
hidratação com banana e maçã
hidratação com banana e maizena
hidratação com banana e óleo de rícino
hidratação com banana e óleo de argan
hidratação com banana e óleo de amendoas
hidratação com banana e bepantol
hidratação com banana e óleo vegetal
hidratação com banana e maionese

Vitaminas e Minerais Presentes na Banana

E porque tantos benefícios em uma única fruta? Simples. O conjunto de vitaminas, fibras e minerais existentes na banana são os grandes responsáveis pelo resultado incrível no cabelo.

Primeiramente, a banana é uma fruta hidratante por ser constituída de 70% de água em sua composição.   Além disso, contém potássio, lipídios, vitaminas A e C e aminoácidos.

Esses nutrientes tem o poder de repor a água perdida nos fios e restaurar a umidade do cabelo, resultando em fios mais hidratados, macios e fortes.

Assim: os lipídios, (a parte mais oleosa da banana) possuem a missão de controlar a oleosidade natural das madeixas, atuando como um poderoso regulador e contornando o ressecamento.

Já os aminoácidos, atuam como um repositor de massa capilar. Quem sofre de queda de cabelo ou possui fios mais quebradiços, finos e magros sabe como é correr de um lado para outro atrás de cremes repositores e massas capilares no intuito de fortalecer e conferir mais crescimento aos cabelos.

Por isso, a máscara de banana é tão recomendada nesses casos. O potássio presente na banana ajuda a combater e evitar a queda de cabelo e ainda estimula o crescimento do seu cabelo. Para que melhor do que isso?

Vantagens da Hidratação com Banana

Os benefícios vão desde uma simples hidratação até um poderoso efeito selador de cutículas, perfeito para proteger seu cabelo dos danos diários como os causados por poeira, calor, fumaça e umidade.

Veja uma lista com alguns dos benefícios de uma hidratação bem aplicada feita a partir de banana:

  • Reposição de massa capilar
  • Hidratação profunda do couro cabeludo e dos fios
  • Crescimento dos cabelos
  • Fios mais encorpados
  • Brilho e maciez restabelecidos
  • Eliminação da caspa (especialmente as receitas à base de óleo de banana)

Receita de Como Fazer hidratação com Banana

Aprenda com esse passo a passo simples uma hidratação com banana para restaurar e revigorar seus fios ressecados e quebradiços:   Ingredientes necessários:

  • 1 banana madura;
  • 1 colher de sopa de máscara de hidratação (utilize uma de sua preferência);
  • 3 gotinhas de óleo vegetal (a seu gosto);
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal.

Modo de fazer:

1.   Pique a banana, cortando-a em pedaços, junte o açúcar em um liquidificador e bata até que se transforme em uma mistura homogênea

2.    Em outro recipiente, despeje a mistura e acrescente a máscara de hidratação e o óleo vegetal. Mexa bem até que eles se incorporem à mistura completamente.

3.    Finalizada essa etapa, lave os cabelos com um shampoo como de costume, seque os cabelos levemente com a ajuda de uma toalha e separe-os em mechas.

4.    Aplique a mistura obtida em cada mecha de cabelo, (uma de cada vez) enluvando-as de cima para baixo (como em uma massagem com máscara convencional).

5.   Depois de aplicado em todo o cabelo, utilize uma touca plástica para deixar o produto agir. Deixe descansando por aproximadamente uns 20 minutos.

6.    Passados os 20 minutos, enxágue os cabelos com água fria e penteie os fios com cuidado para ajudar na retirada do excesso da mistura de banana. Aplique o condicionador e enxágue novamente.

7.    Finalize o cabelo como você costuma fazê-lo.   Dica importante: não se esqueça de aplicar um protetor térmico se for usar o secador ou chapinha. Agora curta seus cabelos hidratados e macios!

Hidratação com Banana e Leite

Hidratação com banana e leite

Para deixar sua hidratação ainda mais eficiente e cheia de bons resultados, esse artigo está cheio de variações da receita de hidratação com banana.

Uma delas inclui leite em sua mistura, graças à presença de ácido lático, 8 vitaminas e minerais tais como o cálcio, o potássio e proteínas.

Dentre esses, o ácido lático é essencial para o tratamento dos cabelos, por possuir propriedades rejuvenescedoras e hidratantes, ideais para máscaras de hidratação que objetivam recuperar o brilho e a maciez perdidos e desgastados pelo dia-a-dia.

Para preparar essa mistura, basta acrescentar leite aos outros ingredientes da primeira receita citada nesse artigo. Junte o leite ao bater tudo no liquidificador e siga o resto da receita normalmente.

Hidratação com Banana e Ovo

Hidratação com banana e ovo

Se existe um alimento completo, esse é o ovo. E é justamente pela extensa lista de nutrientes, vitaminas e proteínas que possui que ele está na nossa lista.  Mas, vamos falar das que importam para a nutrição dos nossos cabelos. Misturar ovo à sua hidratação com banana irá trazer diversos benefícios.

Entre eles:

Juventude: A vitamina E presente no ovo irá proteger seus fios das gorduras oxidáveis, retardando o envelhecimento e melhorando a microcirculação do couro cabeludo.

Crescimento: A vitamina H, também conhecida como biotina está diretamente relacionada ao crescimento das células. Quando ela existe em abundância, é raro ocorrer queda de cabelo e problemas de crescimento de cabelo.   Quer uma boa receita de hidratação com banana e ovo? Pegue aqui:

Ingredientes:

  • 1 banana madura amassada (de preferência banana nanica ou caturra)
  • 1 isto
  • 2 colheres (sopa) de iogurte

Como preparar a hidratação no cabelo com banana e ovo

  1. Amasse a banana e o ovo, e misture bem.
  2. Acrescente o iogurte natural, e misture novamente.
  3. Aplique no cabelo como uma máscara comum.

Hidratação com Banana e Babosa

Hidratação com banana e babosa

Não é de hoje que sabemos o poder da babosa para a hidratação capilar – para saber mais veja “como fazer hidratação com babosa (aloe vera)”.   Isso está estampado em rótulos e mais rótulos de produtos capilares que oferecem resultados como reposição de massa e reparação dos fios.

De fato, a babosa é uma poderosa aliada à saúde dos cabelos por possuir nada mais nada menos que 18 aminoácidos, 20 minerais e as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13.

Seus benefícios para o cabelo incluem limpeza, proteção contra os raios solares, crescimento, hidratação, tratamento de queda e de fios quebradiços e muito mais.   Aprenda a fazer uma poderosa máscara de hidratação utilizando banana e babosa e potencialize o crescimento dos seus cabelos!   Essa é bem simples. Amasse uma banana madura com um garfo e acrescente uma colher de sopa de babosa. Misture até ficar homogêneo.

Pronto. Agora basta aplicar após a lavagem com shampoo como uma máscara convencional!

Hidratação com Banana e Mel

Hidratação com banana e mel

Essa delícia açucarada também é ótima para fortalecer suas madeixas e hidratar seus cabelos ressecados.   O truque é a presença de vitaminas e minerais que além de repor a água e deixar seus cabelos macios ainda potencializa o brilho.

A receita para preparar sua máscara à base de banana e mel, você confere abaixo:

Ingredientes:

  • 3 colheres de máscara de hidratação de sua preferência
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 banana madura

Como fazer:

Amasse bem a banana e em seguida misture a máscara e o mel. Mexa até obter uma mistura homogênea e de boa textura.   Aplique no cabelo como uma máscara convencional, logo após a lavagem com shampoo e enluvando mecha por mecha.

Hidratação com Banana e Abacate

Hidratação com banana e abacate Hidratação com banana e abacate

O abacate é outra fruta bastante presente em fórmulas capilares pela quantidade de vitaminas, proteínas e água que possui.   Graças à grande quantidade de gordura boa, o abacate tem um potencial incrível para hidratar e trazer de volta o que seu cabelo perdeu com o desgaste dos agentes químicos e naturais.

As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam na hidratação, juntamente com o fósforo, potássio, zinco e cobre. Além disso, o óleo presente no abacate ajuda a restaurar os fios danificados pelo ressecamento proveniente de tratamentos químicos.

Outros benefícios da hidratação com banana e abacate é obter cabelos mais macios, fortes, com mais brilho e profundamente hidratados.   Para fazer sua hidratação com banana e abacate você precisará de:

  • 1 banana madura (use a banana nanica ou caturra ela é a melhor para o cabelo)
  • 1/2 abacate pequeno
  • 4 colheres de leite de coco

Como fazer:

Bata no liquidificador o abacate e a banana já descascados juntamente com o leite de coco. Quando ficar uma mistura homogênea, você atingiu o ponto.

Aplique nos cabelos após a lavagem com o shampoo (só seque antes um pouco o cabelo, retirando o excesso de água antes de aplicar sua máscara de banana e abacate.)

Hidratação com Banana e Maçã

Rica em antioxidantes, água e vitaminas, a maçã pode auxiliar na manutenção da água na estrutura capilar e fornecer mais brilho.  Sua ação antioxidantes previne também contra o envelhecimento e desgaste precoce dos fios, ajudando a mantê-los sempre belos e viçosos.  

Para fazer uma máscara de banana com maçã basta amassar uma banana média madura e misturá-la com metade de uma maçã raspada.  

Se desejar, acrescente óleo de coco ou iogurte para deixar mais nutritivo e consistente.   Quando a mistura estiver homogênea, aplique no cabelo da forma convencional.  

Hidratação com Banana e Maizena

Muitos chegam a pensar que é mito, mas não é.  A maizena é uma grande aliada à reconstrução capilar e quando colocada junto com a banana, o efeito consegue ser ainda mais hidratante.   Se você nota seu cabelo meio poroso e ressecado, faltando brilho e vida, essa é a sua máscara ideal.  

Riquíssima em carboidrato, a maisena possui ação hidratante, atuando como um anti-frizz poderoso e aumentando a maciez dos fios.   Para fazer essa receita, você só precisará incrementar alguns ingredientes à receita principal. Anote aí!  

Ingredientes:  

  • 2 colheres de amido de milho (maisena);
  • 1/2 copo americano de água;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 copo americano de leite MORNO;
  • 1 banana inteira cortada;
  • 1 isso;
  • 2 colheres de queratina líquida;
  • 1 colher de máscara reconstrutora de sua preferência.

Modo de fazer:

  1. Faça uma pasta mexendo a maisena, a água e o açúcar.
  2. Antes de levar ao fogo, dissolva a maisena na água e o açúcar, e leve ao fogo baixo até formar uma pasta bem consistente.
  3. Retire a mistura do fogo e, ainda quente, coloque-a no liquidificador, juntamente com o leite morno, o ovo e a banana.
  4. Bata até obter uma mistura homogênea.
  5. Para finalizar, acrescente uma colher de máscara reconstrutora e duas colheres de queratina líquida.
  6. Agora é só misturar bem e esperar esfriar. Aplique como uma máscara convencional.

Outras variações de hidratação com banana excepcionais para o tratamento capilar:   Para mais opções fáceis e simples, junte um (ou vários!) desses componentes abaixo ao ingrediente principal, a banana bem amassada. Quem sabe você não cria sua própria máscara de hidratação com banana?

Hidratação com Banana e Óleo de Rícino:

Extraído da planta de mamona, o óleo de rícino é um importante ativo para hidratação e limpeza do couro cabeludo por ser rico em ácidos graxos, vitamina E e sais minerais. Ele ajuda a restaurar os fios, sela cutículas, hidratam, combatem à oleosidade excessiva e ainda promove o crescimento de cabelos mais fortes.

Hidratação com Banana e Óleo de Argan:

Extraído de um tipo de noz, o óleo de argan é famosíssimo por estar presente em tratamentos capilares.   Essa fama é cortesia de sua ação anti-frizz e no tocante ao controle daqueles fios rebeldes, sabe?   Ele possui antioxidantes e vitaminas essenciais para conferir elasticidade, brilho e deixar os cabelos com uma aparência renovada.

Hidratação com banana e óleo de Amêndoas

Mais um item para a lista de óleos. O óleo de amêndoas é rico em vitaminas A, B1, B2, B6 e possui vitamina E em abundância, sendo por isso, considerado um poderoso antioxidante.

Sua ação nos cabelos inclui fios mais hidratados e sedosos, redução de frizz e de volume, cachos domados e mais brilho.

Hidratação com Banana e Bepantol

Você vai precisar de:

1 Banana madura (Prata, nanica ou maçã)
2 Colheres (sopa) de máscara Hidratante da sua preferência
6 Colheres de água ou bepantol líquido ou leite.

Preparação

Descasque a banana, corte em pedaços pequenos e coloque dentro do liquidificador adicionando o leite ou bepantol líquido, você também pode amassar com um garfo.

Lave os cabelos apenas com shampoo e vá aplicando mecha por mecha evitando a raiz. Coloque uma touca plástica e espere 20 minutos após isso enxague bem e finalize com condicionador.

Penteie os cabelos embaixo do chuveiro na hora do enxágue, isso vai evitar que fique qualquer resíduo nos fios.

Hidratação com Banana e Óleo Vegetal

1 Banana madura (Prata, nanica ou maçã)
2 Colheres (sopa) de máscara Hidratante da sua preferência
6 Colheres de leite integral
1 Colher de açúcar cristal
1 Colher (chá) de óleo vegetal (a sua escolha)

Preparação

Descasque a banana, corte em pedaços pequenos e coloque dentro do liquidificador adicionando o leite e o açúcar. Bata bem, em seguida despeje em um potinho e acrescente a sua máscara hidratante e o óleo vegetal. Deixe por 20 minutos e em seguida enxague bem e finalize com condicionador.

Penteie os cabelos embaixo do chuveiro na hora do enxágue, isso vai evitar que fique qualquer resíduo nos fios.

Após esse procedimento, seque os cabelos como de costume e se for usar o secador, não se esqueça de utilizar um protetor térmico para não que o calor não prejudique os fios.

Faça essa hidratação pelo menos 1 vez por semana e diga adeus aos fios ressecados e quebradiços.

Hidratação com Banana e Maionese

Para além do hambúrguer. Acrescentar maionese à sua máscara com banana pode fazer toda a diferença na maciez e no brilho dos seus cabelos.   Isso porque a maionese possui antioxidantes e óleos vegetais em sua composição.

Se possui antioxidantes, sua ação reparadora é inevitável. Se possui óleos, o brilho perdido pode ser recuperado facilmente. (e vir acompanhado de mais maciez e nutrição capilar.)   Quer mais? Frutas e ingredientes extras para te dar uma forcinha a mais nos cabelos.

A dica é boa: frutas mais carnudas, com gordura boa e grande quantidade de água em sua composição sempre serão bem-vindas no tratamento capilar.

Tente variar as máscaras substituindo, por exemplo, o abacate por mamão ou mesmo o limão na “receita”. O efeito nutritivo virá acompanhado de muita saúde e vitalidade para seus cabelos, tudo cortesia das vitaminas, minerais e dos antioxidantes presentes nessas frutas.

Utilizar o iogurte ou o creme de leite no lugar da maionese também conta. O importante é não esquecer a banana amassada e, vez ou outra, incrementar usa mistura com óleos vegetais (naturais!), bepantol e alguma máscara capilar que você já tenha em casa.   Como você pôde ver, não há nada melhor para os cabelos do que um tratamento à base de produtos naturais.

As frutas, legumes e fontes confiáveis como leite e proteínas são ideais para reparar perda de nutrientes causadas pelo trabalho diário e aptos a fornecer a reposição de água que seus fios precisam para crescer fortes e saudáveis.   Não descarte essas dicas preciosas pelo primeiro produto de loja de cosméticos que vir pela frente. Valorize os frutos da terra e receba a oportunidade de fazer sua própria máscara capilar.

Os ingredientes são em geral simples, baratos e bem acessíveis.   Aproveite todos os benefícios do pomar em prol da saúde de seus cabelos. Extraia da natureza o brilho e a maciez que suas madeixas perderam com o tempo e curta todas as regalias de ter um cabelo tratado e cheio de vida para esbanjar por aí!

Gostou do Artigo? Então compartilhe com seus amigos, e comente o que achou!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *