Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
Tipos de chapinha

Melhores Chapinhas para seus Cabelos. Aprenda a Escolher!

Beleza

Melhores tipos de chapinhaNão importa se seus cabelos são lisos, crespos, encaracolados…Fazer uma mudança no visual faz bem para o ego. Por isso Muitas mulheres não abrem mão de uma chapinha na bolsa!

Mas como escolher o melhor tipo de chapinha para seus cabelos, com tantas opções, vários formatos, tamanhos, materiais e cores diferentes?

Na hora de escolher a melhor chapinha, muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual delas devem escolher. Além de levar em consideração a largura e o tipo de fio que você tem, também é importante prestar atenção nas funcionalidades e no tratamento que cada chapinha oferece!

 Conheça os Melhores Tipos de Chapinha

Você sabia que existe uma chapinha diferente para cada estilo de cabelo?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, chapinhas não são todas iguais, existe diferença entre os vários tipos de chapinha, o que pode prejudicar quem precisa usar  chapinha com muita frequência.

Confira agora as funcionalidades de algumas das melhores chapinhas existentes no mercado, para que você consiga escolher a que melhor atenderá suas necessidades:

Chapinha de Cerâmica

A chapinha de cerâmica, mantém sua temperatura agilizando o efeito liso nos fios, ela é indicada para quem quer deixar um liso mais esticado. Essa será melhor para quem já tem um cabelo liso.

De acordo com Robson Trindade, cabeleireiro e visagista do Red Door Salon & SPA, em São Paulo, não existe chapinha feita inteiramente de cerâmica. “É a resistência da chapinha que é composta desse material. Em viagens ao exterior, vi apenas uma chapinha de cerâmica, mas ela acabou caindo em desuso pela falta de praticidade na aplicação, já que não deslizava pelos cabelos com facilidade”, explica.

Para o hairstylist  Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, “a cerâmica tem melhor propriedade nos tratamentos de cauterização, pois mantém sua temperatura estável”. Além do mais, a chapinha de cerâmica tem a capacidade de recuperar o calor de maneira instantânea, mesmo em contato com superfícies frias.

Chapinha de Titânio (Titanium)

A chapinha de titânio tem a mesma base da de cerâmica, a diferença é que ela armazena ainda mais a temperatura ajudando a pegar mais na raiz, ela será melhor para quem tem os cabelos cacheados, pois o efeito é mais nítido nas raízes. Excelente quando se trata de combater principalmente os frizz.

O profissional Marcos afirma que “as chapinhas de titânio são excelentes condutoras de calor, mantêm sua temperatura alta estável e emitem íons negativos, que são excelentes para manter as cutículas dos fios fechadas”.

Já o especialista  Robson destaca a durabilidade do titânio, o que confere maior resistência e pode aumentar a vida útil da chapinha.

 Chapinha com Infravermelho

Alguns profissionais dizem que a chapinha de onda infravermelho ajuda a aumentar o brilho fechando as cutículas do cabelo, graças ao infravermelho, ela é usada em progressivas. Esse tipo de chapinha tem apenas fama de deixar as madeixas mais bonitas. Mas há controvérsias!

Outros profissionais, como o cabeleireiro do Red Door Salon & SPA acredita que a luz vermelha não faz efeito nos fios. “Talvez uma LED verde provocasse uma regeneração mais rápida de cabelos danificados , pois o verde, na cromoterapia, tem função regeneradora. Mas o infravermelho não ajuda.”

O colega do Gilberto Cabeleireiros também não põe fé nesse tipo de chapinha. “Dizem que as pranchas com infravermelho dão mais brilho, mas eu não sinto diferença.”

 Fique de Olho na Temperatura da Chapinha

Embora o tipo de chapinha seja provavelmente o item mais importante ao procurar uma chapinha de cabelo, ele não é a única coisa. Você precisa procurar uma prancha que tenha um ajuste de temperatura.

Ter como ajustar a temperatura da prancha é muito importante porque ninguém tem cabelo igual. Se você tiver os cabelos danificados, com coloração, precisará de uma temperatura mais baixa em torno de (180 º C), com isso, você diminui a possibilidade de queimar ou danificar seus cabelos.

Entretanto se você tiver o cabelo muito espesso, grosso ou tiver cachos muito apertados, precisará de uma temperatura mais alta, em torno de (190 – 210 º C) para dar o efeito desejado. Saber ajustar a temperatura para adequar-se as suas necessidades é o principal fator de um cabelo invejável.

 Qual a Melhor Chapinha, Estreita ou Larga?

Chapinha Estreita – Esse estilo de prancha é, na opinião de Marcos, “excelente para cabelos muito curtos ou para trabalhar bem junto à raiz do fio”. Robson concorda e completa: “Quanto menor a superfície de cabelo ondulado, menor pode ser a chapinha que você vai usar”. E, consequentemente, menores os danos às suas madeixas!

Chapinha Larga – Ao contrário da mais estreita, é uma boa opção quando usada do meio para as pontas e em cabelos médios e longos.

Já sabendo de cada modelo, Coraza afirma que não há um tipo que agride mais ou menos, e sim sua forma de uso. “Uma prancha deve ser uniformemente passada e nunca parar na mecha para não queimar.

Passe no máximo três vezes em cada mecha”, ensina. M esmo assim, a recomendação é que se use as que têm termostato e opções de temperatura: “Se tem o hábito de usar diariamente, use na temperatura média”, completa o hairstilyst.

Como Passar a Chapinha de Forma Correta

Cabelos finos – De acordo com Augusto, o melhor é passar a chapinha apenas uma vez em cada mecha e sem demorar muito tempo. A temperatura ideal fica entre 180º e 190º.

Cabelo grosso – Para agilizar o processo de alisamento com a chapinha, use o secador para fazer uma escova antes. Você pode demorar um pouquinho mais quando for passar a chapa e pode usá-la na temperatura de 220º.

Dica: se você não abre mão da chapinha no seu dia a dia, faça hidratação caseira toda a semana.

De acordo com Augusto Moraes, as chapinhas com turmalina potencializam as funções adicionais de qualquer modelo, por isso vale apostar nessa função na hora de escolher uma para deixar em casa.

Gostou dessas dicas? Então dê sua opinião deixando um comentário!




Comentários
  1. Eu preferencialmente me identifico muito com a chapinha do tipo “estreita” pelo fato dos meus cabelos serem curtos. Eu adorei saber as diferenças entre as chapinhas de Titânio (Titanium),Chapinha de Cerâmica, Chapinha com Infravermelho pois sabendo as caracteristicas certas de cada uma fica muito mais facil de definir qual a melhor para cada caso. Excelentes Dicas!

    1. Compartilhe Saúde disse:

      Agradecemos pelo seu comentário Mary. Estamos nos esforçando muito para trazer para vocês as melhores dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *