Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
Como-ter-unhas-fortes

Como Ter Unhas Fortes e Saudáveis

Beleza

Como-ter-unhas-fortesElas embelezam nossas mãos, as deixam delicadas, são capazes de mostrar nossa personalidade e muitas vezes revelam como anda nosso organismo. Sim, nossas unhas também precisam de cuidados para que cresçam fortes e bonitas.

Porém pode ser difícil termos as unhas saudáveis e bonitas, por isso separamos algumas dicas de como alcançar seus objetivos de ter unhas lindas fortes e compridas.

Primeiramente você precisa identificar o que está deixando suas unhas fracas, neste artigo vamos mencionar algumas coisas que podem servir de base para você:

Porque as Unhas deixam de ser Fortes

Problemas mais comum para unhas fracas:

  • Unhas que não crescem: pode ser por falta de vitamina A como também por falta de ferro.
  • Unhas que quebram com facilidade e descamam: podem indicar uma deficiência de ferro e nos casos mais graves, anemia. Essas unhas em geral são mais frágeis e apresentam na maioria das vezes linhas na vertical.
  • Pontos brancos: podem ter diversas causas, sendo a mais frequente os traumas. Um exemplo é quando se retira a cutícula com o alicate e acaba traumatizando a lâmina ungueal muito próxima da matriz. Conforme a unha vai crescendo, os pontos brancos vão aparecendo. Outra causa são as carências nutricionais, especialmente da vitamina B12.

Como vimos uma boa alimentação, rica em minerais e proteínas, resultam em unhas fortes e bonitas. A água também desempenha um fator importantíssimo no crescimento saudável das unhas. Pois assim como nosso organismo se desidrata diante da falta de água, com as unhas se dá da mesma forma. Além de hidratar o corpo a água ajuda as unhas a se manterem fortes evitando ressecamento. O ideal para uma pessoa adulta é consumir de seis a oito copos de agua por dia!

Como Manter as Unhas Fortes e Saudáveis

Hidrate

Hoje há vários tipos de produtos destinados a hidratar as unhas e alguns deles prometem diminuir significativamente as cutículas, esses produtos podem ser aplicados algumas vezes durante o dia ou após as tarefas domésticas onde em geral temos contato com produtos que podem danificar as unhas e as mãos.

O óleo de amêndoas é um grande aliado das unhas, pois penetra profundamente e hidrata tanto as unhas como as mãos.

Crie uma rotina, deixe sempre a vista um bom creme específico para as mãos e ao aplicar permita que o produto também entre em contatos com as unhas.

Retirar ou Não Retirar as Cutículas?

As cutículas servem como proteção para as unhas, quando retiradas em excesso são portas abertas para doenças e bactérias. Por isso se você não dispensa o uso do alicate, CUIDADO! Além de sempre esterilizá-lo muito bem, evite excessos na hora de remover as cutículas, tire somente o necessário sem aprofundar nos cantos e em toda a volta da cutícula. Isso evitará bifes e inflamações nas cutículas e seus dedos não ficaram sensíveis.

Usar ou Não Usar Base nas Unhas?

Para que suas unhas fiquem fortes e saudáveis você pode aplicar uma mão de base antes de pintá-la, isso evitará que o esmalte fique em contato direto com a unha.

Hoje é possível encontrar bases com fortificantes, pró-nivelamento e enriquecidas com vitaminas. Então para um benefício a longo prazo, nunca abra mão de passar uma boa base antes de esmaltar as unhas.

Como Lixar as Unhas?

Uma das etapas para dar um acabamento uniforme e perfeito nas unhas é por deixa-las iguais, do mesmo tamanho e forma, você pode deixa-la de diferentes formatos:

Seja qual for o formato que você escolher, lembre-se de que para que a unha não fique frágil e desgastada, lixe-as sempre no mesmo sentido. Procure usar lixas de madeira. Há também lixas polidoras que servem para nivelar as unhas e deixar a superfície das unhas limpa e lisinha, para que a esmaltação tenha um acabamento perfeito. Caso as suas unhas possuam algum tipo de ondulação, essas lixas polidoras podem amenizar por nivela-las.

Lembrando que é muito importante utilizar a lixa para polimento de unhas de forma moderada para que suas unhas não se tornem muito finas, e caso elas já se encontrem finas ou fragilizadas evite utilizar a lixa com frequência.


Comentários
  1. Sempre pinte suas unhas, o esmalte fortalece a unha ! mas antes de passar o esmalte, passe por baixo uma base (casco de cavalo) que vc encontra em perfumarias.nunca deixe sua unha sem ao menos uma base! isso fortalecerá e as fará ficar grandes e lindas! kkk minha mulher sempre faz isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *