Chá de Pata de Vaca

O chá da pata de vaca é um dos remédios caseiros para diabetes indicado até pelo SUS, isto porque ele tem efeito comprovado contra a diabetes. Isso porque as folhas da pata de vaca tem substâncias que baixam glicemia, ou seja, reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, baixa o colesterol ruim e age como diurético e emagrecedor.

Vamos conhecer agora uma planta muito indicada para o tratamento de diabetes e muito consumida também por aquelas pessoas que desejam emagrecer. E o motivo é muito simples, essa planta ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue diminuindo a quantidade de insulina a ser produzida pelo corpo.

A conhecida pata de vaca medicinal não tem nada a ver com a pata da vaca de verdade, e não tem nada a ver com a árvore pata de vaca que você talvez esteja acostumado a ver nas calçadas das ruas, com lindas flores brancas e rosadas.

A pata de vaca medicinal é um arbusto, contém espinhos e sua origem é na Mata Atlântica. Seu nome científico é Bauhinia forficata. Também é conhecida como “pata de vaca”, “pata”, “unha de boi”, “mororó”. Como você já deve ter visto nas imagens, as folhas dela parecem patas de vaca.

A outra pata de vaca, a ornamental é muito bonito mas não tem uso medicinal. Por essa razão é muito importante você não confundir as plantas. Isto porque uma é ornamental e a outra é medicinal. Sendo que para obter os benefícios mostrados abaixo é necessário consumir a pata de vaca com uso medicinal.

Embora as folhas das duas plantas tenha o formato de uma pata de vaca, a medicinal tem espinhos. Então, pelos espinhos é que você vais saber se está usando a planta certa.

Principais Benefícios do Chá de Pata de Vaca

A pata de vaca possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo e trazendo diversos benefícios como:

  • Ajudar a controlar a glicemia;
  • Auxiliar no tratamento de problemas urinários;
  • Combater a retenção de líquidos;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Auxiliar no combate ao câncer;
  • A pata de vaca ajuda a emagrecer.

Como Fazer o Chá de Pata de Vaca

Modo de Preparo

  1. Ferva 2 folhas;
  2. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos;
  3. Beba o chá pelo menos 3 vezes por dia, antes das refeições;
  4. Outras Maneiras de Fazer o Chá de Pata de Vaca;
  5. Faça um chá das folhas (20 g para 1 litro de água);
  6. Tomar 4 xícaras ao dia.

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.