7 Soluções Para Tratar Queimaduras de Sol, Ardência e Vermelhidão.

Poucas coisas incomodam tanto quanto sofrer com queimaduras de sol após um belo dia na piscina ou na praia. Para te ajudar a tratar queimaduras de sol, encontramos 7 maneiras de aliviar a dor, ardência e vermelhidão da pele.

Quando estamos na praia, por vezes nos distraímos com o mar, a comida, a diversão e os amigos e nos esquecemos da proteção contra o sol. Se esse é o seu caso, com certeza já ficou com a pele vermelha de tanto tomar sol ou até com queimaduras mais graves.

Quando se Trata de Queimaduras de Sol, Prevenir é Sempre Melhor!

Uma queimadura de sol pode demorar muito para sarar. Elas passam por diversos estágios até a cura completa. Ela vai de vermelhidão para formação de bolhas; de bolhas para pele escamada; das escamas para a descamação – quando a pele começa a descascar.

Por esse motivo, é sempre melhor prevenir e não deixar que a sua pele fique exposta nos horários de maior radiação solar. Evite se expor ao sol entre 11 da manhã e 16 da tarde.

Tomar Sol é maravilho pois o Sol é provisor de vitamina D, porém seu excesso pode trazer queimaduras graves para sua pele. Então se vai para a praia curtir o final de semana, use de bom senso.

Queimei a Pele no Sol, e Agora?

A radiação que o sol emite, queima as células. As células morrem e o DNA é danificado. Isso causa a inflamação. Esse momento pode ser muito incômodo, então faça compressa de água fria com gazes ou toalhas macias. Isso ajudará a baixar a temperatura corporal e diminuir a ardência e/ou dor.

Lembre-se de descansar bastante. Quem sofre de queimadura de sol, sente muita dor e cansaço. Então evite esforço físico, durma e descanse bastante.

De qualquer forma, caso você tenha febre ou sentir que o quadro está piorando, entre em contato com seu médico.

Posso Molhar a Parte Afetada Durante o Banho?

Tome cuidado. Essa região está mais sensível por causa da queimadura e é comum que sua pele esteja quente e vermelha.

Por isso, evite a água quente no banho a todo custo. Evite também qualquer tipo de esfoliante e esponjas, para não ferir ainda mais o local da queimadura.

Tente usar sabonete hidratante para aumentar a sensação de frescor da pele.

Veja o artigo “Refrescante Gel de Aloe Vera para Tratar queimaduras de Sol“.

Fica a dica!

Soluções Para Quem Queimou a Pele Com o Sol


1 – Tome um Chá de Camomila Gelado – Chá de camomila tem efeito calmante e pode ajudar a diminuir a vermelhidão e a ardência na pele.

2 – Use Mel – Você sabia que Mel é hidratante e cicatrizante? Por isso você pode aplicar mel em queimaduras causadas pelo sol para acelerar a cicatrização.

3 – Faça Compressa Fria – A compressa fria vai ajudar a resfriar a área queimada, diminuindo a ardência. Lembre de usar toalhas umedecidas e água sempre fresca.

4 – Use Hidratante – Se você passar hidratante na área afetada, vai ajudar no processo de cicatrização da pele. Uma boa dica é deixar o creme na geladeira por alguns minutos antes da aplicação.

5 – Beba Muita Água – Se você ficou exposto ao sol ao ponto de queimar a pele, talvez esteja desidratado. Beba muita água para hidratar o corpo novamente.

6 – Não Mexa nas Bolhas – Não estoure as bolhas e caso elas estourem, não puxe a pele. As bolhas são importantes para proteger a pele nova que ainda é sensível.

7 – Vá ao Médico – Um dermatologista pode te ajudar caso a queimadura não apresente melhora.

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *