Conheça os benefícios de dormir bem e faça o máximo possível para por em prática essas dicas. Isso te ajudará a se livrar de diversos problemas de saúde e te proporcionará mais disposição e mais felicidade.
Entender os benefícios de dormir bem é indispensável para o ser humano, pois, dormir bem traz bem estar físico, mental e restabelece nossas energias. Mesmo assim, são poucas as pessoas que conseguem dormir bem.
Com a correria do dia a dia, parece que 24 horas não são suficientes para realizarmos tudo o que gostaríamos. Com isso a cama fica para depois.
Quando deixamos de dormir tempo suficiente é como se estivessemos surrando nosso próprio corpo e isso não é nada bom!
Os benefícios de dormir bem vão muito além de repor energia, trata-se de um antídoto contra problemas bem mais graves que as olheiras. Resumindo dormir bem é sinônimo de saúde!
Lista de Assuntos
Porque é Importante Dormir Bem
Dormir é tão importante para a saúde quanto comer, beber e respirar. Quando você tem uma noite bem dormida, seu corpo rejuvenesce. Isto porque além de prevenir doenças, dormir bem aumenta a longevidade e melhora consideravelmente sua aparência.
Quando dormimos bem nosso corpo recupera as energias físicas e ajuda a controlar o peso, já para a mente, dormir bem ajuda a processar informações capturadas durante o dia e guarda as mais importantes na memória.
Outra É quando dormimos que o organismo relaxa e nesse processo de relaxamento o corpo produz o hormônio do crescimento, que tem como função recuperar os ossos.
Também é nesse período que fabricamos a melatonina, que zela pelas células e regula o relógio biológico.
Benefícios de Dormir Bem
Um estudo sobre o sono, acompanhou 5 mil americanos durante oito anos. As pessoas que conseguiram dormir bem e tiveram um bom descanso noturno, tornaram-se mais resistentes a todo o tipo de doença.
“As pessoas que dormem menos de seis ou mais de nove horas correm mais risco”, conta o líder da pesquisa, Alison Laffan, da escola de Saúde Pública Johns Hopkin.
Quando dormimos pouco ou muito, perdemos os benefícios do sono e corremos o riscos de ter aumento da pressão arterial, o que favorece os males cardiovasculares.
Dicas Poderosas Para Dormir Bem
Embora saibamos que dormir bem é muito importante para nossa saúde física e mental, sabemos que nem sempre é fácil conseguir ter uma noite bem dormida. Por isso confira 10 dicas para você poder dormir bem.
Durma pelo menos 8 horas por noite. Por exemplo, se você acorda por volta das 6 horas da manhã para trabalhar, então o ideal é ir dormir aproximadamente as 21:30 horas, isto porque, você talvez não consiga dormir assim que deitar. Esta regra vale também para os finais de semana e feriados.
Desligue-se do mundo pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Isto inclui desligar a TV, o computador e o celular. Estes objetos mantém seu cérebro ativo, com isso você não consegue relaxar.
Se você não consegue pegar no sono rápido, ligue o rádio e coloque músicas que te acalmam. Dê preferência a sons da natureza, é tiro e queda!
Durma em total escuridão, isto facilitará uma noite bem dormida. Caso não consiga por algum motivo dormir em total escuridão, apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. Dê preferência, a lâmpada que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono.
Ler um bom livro a meia luz, ou sob a luz laranja do abajur, ajudará você a ter um sono mais rápido e tranquilo.
Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde.
Não tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem “roubar” o sono da noite. Se sentir muito sono após o almoço, tire uma sesta de apenas 10 minutos. você verá que é o suficiente. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade.
Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios diários, mas que não sejam depois das 7 horas da noite, pois também podem prejudicar o sono.
Evite ambientes muito barulhentos. Se você mora em um ambiente muito barulhento, compre protetor de ouvidos, eles abafarão os ruídos e pode te ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir.
Tenha um quarto confortável para dormir, o ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite. A temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio. Nos dias mais quentes um ventilador silencioso poderá ajudar.
Ao acordar espreguice-se, isso mesmo, espreguice-se bem, mas acenda as luzes e levante-se logo, nada de deixar o despertador no famoso soneca.
Evite beber muita água pelo menos 1 hora antes de dormir. Interromper o sono várias vezes para ir ao banheiro pode fazer com que você perca o sono no meio da noite, desencadeando um péssimo dia de trabalho.
Se mesmo seguindo estas dicas você continuar tendo problemas para dormir bem, é aconselhável consultar um médico. Pois isto pode ser um sintoma de outros problemas, como por exemplo, síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono ou alterações hormonais.
A importância de uma Boa Noite de Sono
Uma noite mal dormida interfere em todas as atividades do dia seguinte. O humor e a produtividade no trabalho são prejudicados.
Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional são alguns dos sintomas de quem dorme pouco. Por isso, as pessoas precisam dormir pelo menos 8 horas por dia.
Com o sono em dia, você revigora seu organismo, melhorando suas inúmeras funções vitais.
Dormir Bem Previne a Obesidade
Durante o sono, nosso organismo libera a leptina, o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Noites mal dormida faz cair a produção de leptina,com isso a tendência é exagerar nas refeições, sem falar da maior indisposição para se exercitar.
O excesso de peso, aliás, costumam ser acompanhado pela apneia do sono, distúrbios marcado por roncos e interrupções na respiração durante a noite.
De acordo com a cardiologista Germana Linhares “Cerca de 50% dos obesos sofrem dessa doença, que contribui para perpetuar os quilos a mais”.
Dormir Bem Combate a Hipertensão
Quando você dorme na quantidade adequada e chega ao sono profundo, os níveis de pressão arterial melhoram. Mas quando você tem dificuldade para dormir, o corpo fica num estado de constante alerta, com isso o corpo se estressa, o que eleva a pressão sanguínea durante a noite. Caso essa alteração na pressão torne-se constante, há o risco de hipertensão.
Dormir Bem Aumenta Sua Memória e Sua Criatividade
As vezes passamos horas para resolver uma situação e não conseguimos. Daí basta uma bela noite de descanso para que no dia seguinte , a tarefa seja resolvida em questão de minutos. Realmente dormir é um belo remédio para a criatividade.
Segundo estudos realizados sobre o sono, descobriu-se que a fase do REM, aquela em que sonhamos, melhora em até 40% a habilidade de solucionar questões que exigem nosso lado criativo.
Também é a noite que o cérebro reprocessa as informações e passa a armazenar na memória. Nosso cérebro realiza uma espécie de transferência de arquivos, esse serviço permite escolher e fixar as recordações que conservaremos para o resto da vida.
Dormir Bem Evita a Depressão
Um estudo revelou que pessoas que dormem entre 6 e 8 horas por dia têm mais chances de evitar a depressão. Isso porque essas pessoas têm mais qualidade de vida e, consequentemente níveis mais baixos de depressão do que aquelas que dormem menos de 6 horas e mais de 9 horas.
Dormir Bem Melhora o Desempenho Físico
Um sono de qualidade e sem interrupções ajuda o corpo a leberar o hormônio GH, que tem como principal função auxiliar o nosso crescimento.
Trata-se de uma substância que é produzida pelo corpo somente depois de 30 minutos em que a pessoa dormiu. A produção do hormônio GH é importante para que o tônus muscular seja mantido, evitando que a gordura seja acumulada e tornando o desempenho físico melhor.
Dormir Bem Controla o Diabetes
A dificuldade para dormir pode aumentar a resistência insulínica em pessoas com diabetes. Isso torna mais complicado o controle da doença.
De acordo com os médicos, dormir mal pode tornar mais fácil o aparecimento do diabetes tipo 2, pois é durante o sono que o corpo consegue estabilizar os índices glicêmicos.
Dormir Bem Combate Doenças Cardiovasculares
Pesquisas já associaram o sono ruim ou a falta dele com a incidência de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.
Segundo as pesquisas, quem dorme pouco tem um desequilíbrio na produção de substâncias químicas e hormônios no organismo, que aumenta as chances de desenvolver problemas como doenças cardiovasculares, derrames cerebrais e colesterol alto.
Dormir bem além de liberar a melatonina, uma substância que ativa as linhas de combate contra os radicais livres, prevenindo nosso corpo contra tumores. Também, uma boa noite de sono diminui a produção de hormônios ligados ao estresse, o que mantém a pressão arterial estável e evita doenças cardiovasculares.
Dormir Bem Deixa Mais Inteligente
Segundo um trabalho na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, um sono de qualidade melhora o desempenho acadêmico. Depois de avaliar 56 adolescentes, os pesquisadores observaram que, quem dormia pouco ou acordava muito ao longo da noite, teve as notas mais baixas em disciplinas como matemática e línguas.
Conclusão:
Quando você dorme bem seu corpo recupera as energias físicas e mentais. Seu organismo libera hormônios que previnem doenças como:
- Obesidade
- hipertensão
- Memória fraca
- Depressão
- Falta de ânimo
- Diabetes
- Doenças do coração
Gostou deste artigo? Então, te peço um favor, o de compartilhar com seus amigos.