Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
Adoçantes Engordam

Entenda Porque o Adoçante Pode Engordar Mais Que Açúcar

Emagrecimento

Agora o Compartilhe Saúde destaca um assunto que está gerando muitas dúvidas, adoçante engorda?

Quando se pensa em fazer uma dieta, a primeira coisa que veem à mente é “Vou cortar o açúcar”.

Várias pessoas consideram o adoçante uma ótima alternativa para perder peso.

E agora, será que o adoçante é realmente uma alternativa saudável para emagrecer?

O Que é Adoçante?

Adoçante é um produto composto de edulcorantes, ou seja, substâncias centenas de vezes mais doce que o açúcar.

Entre os edulcorantes estão:

  • Artificiais: sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, sucralose, perilartina e xilitol.
  • Naturais: steviosídeo e frutose.

Destes somente a frutose contém calorias.

Para Quem é Indicado

Adoçantes são indicados apenas para pacientes com patologias que proíbem o consumo de açúcar como diabetes entre outras.

Mas infelizmente não é isso que vemos. Na verdade é o contrário, existe um consumo elevado de adoçantes em produtos dietes pela população que não necessitam de adoçantes.

Adoçantes Engordam Mais Que Açúcar

Agora vamos analisar dados científicos. Uma pesquisa realizada em Indiana, na Universidade de Purdue,  mostrou que a sacarina pode acarretar em ganho de peso, pois estimula o apetite por doces. Apetite por doces? Sim, na ingestão da sacarina, nosso organismo se prepara para receber calorias do açúcar, sem o açúcar nosso corpo começa a pedir alimentos doces como sorvetes e chocolates. Para quem esta de regime, tende a ter aquela famosa recaída!

A pesquisa citada acima foi realizada dividindo os ratos em dois grupos. Parte dos ratos foram alimentados com iogurte adoçado com adoçante, e outra parte foram alimentados com iogurte naturalmente adoçado com açúcar. Todos os ratos comeram suas rações normalmente durante as 12 semanas de experiência.

Os resultados surpreenderam, pois os ratos que foram alimentados com iogurtes adoçado com adoçantes tiveram um aumento de peso superior a 20% por cento em relação aos ratos alimentados com iogurte adoçado com açúcar.

Você deve estar pensando “Mas essa pesquisa foram feitas em ratos, isto não prova nada!”. Bom uma revisão científica de 2010 publicada no Yale Journal of Biology and Medicine cita vários estudos de grande escala que confirmam o ganho de peso pelo uso de adoçantes.

Nesta revisão, cita-se um estudo realizado anteriormente sobre o assunto que examinou 382 adultos durante aproximadamente 8 anos. O estudo mostrou que as pessoas que consumiam bebidas adoçadas artificialmente um índice de massa corporal muito maior  do que os que não consumiram destas bebidas.

Ainda um outro estudo realizado pela American Cancer Society  nos anos 80 que acompanhou 78.694 mulheres, mostrou um maior ganho de peso  parte do grupo que consumiam adoçantes artificiais.

Existem outros estudos que apontam para o mesmo resultado, mas acredito que estes já são suficientes.

Não Deixe de Compartilhar Com Seus Amigos!


Comentários
  1. Jose Antonio Chapeton Samayoa disse:

    nossa por isso que me mata malhando e custa baixar de peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *