10 Melhores Frutas Para Diabéticos (e 5 PROIBIDAS na Diabetes)

Será que você pode comer frutas se  você tem diabetes ou pré-diabetes? E quais são as melhores frutas  para você e também quais as frutas que deveriam ser evitadas? Quais as 10 melhores frutas para um diabético e  quais as 5 frutas proibidas ou as mais perigosas para quem tem problema de resistência  insulínica, pré-diabetes ou diabetes.

Então fique atento!

E me conta – você tem diabetes ou  pré-diabetes? Tem medo de comer frutas por causa da sua glicemia? De que  parte do Brasil você é? Escreve aí embaixo.

Vamos lá!

Obesidade Pode Causar Diabetes

O diabetes recentemente entrou na lista da  OMS das doenças que mais matam no mundo. 

E o diabetes é a terceira doença crônica mais prevalente no Brasil: são mais de 15 milhões

de brasileiros acometidos pela doença (só  perde para hipertensão e para obesidade). 

E falando em obesidade, é o fator de  risco mais forte para uma pessoa se tornar diabética (tipo II, né), e sabemos  que os brasileiros estão engordando.

Então, precisamos saber o que comer.  

Diabéticos Podem Comer Frutas? 

Os diabéticos podem comer frutas? Não só podem como devem. 

Mas, com algumas diferenças … de uma  pessoa que não tem esse problema. 

Uma pessoa sem diabetes pode comer frutas  sem restrição- pode viver apenas de frutas,

e teria uma vida saudável. 

Mas nas pessoas com diabetes, como não conseguem metabolizar bem  o açúcar, temos que colocar limites.

LIMITE aqui é a palavra chave.

O Consumo de Frutas e Diabetes

Então, deixando claro, que ao contrário  do que se espalha pela internet, frutas devem fazer parte do cardápio de pessoas  com diabetes e pré-diabetes – mas com limite!

Por quê? As frutas contêm frutose, que o açúcar natural delas, que será  convertida, pelo seu corpo em glicose. 

Mas também as frutas têm fibras e  nutrientes— vitaminas, minerais, antioxidantes que seu corpo necessita. 

E sabemos, por centenas de estudos  populacionais, que uma maior ingesta de frutas reduz o risco de hipertensão, de  derrames, de infartos, de câncer e de obesidade. 

Além das fibras que as frutas contém, são  elementos importantes para baixar colesterol, evitar pico de insulina e para melhorar  a digestão, prevenindo a constipação.

Então, os carboidratos das frutas fazem mal  para o diabético? Quando você coloca na balança, não! 

Se você dispensa uma fruta, mas come uma  sobremesa (mesmo que seja light), ou pães,

bolachas, enroladinhos, as coisas que sua  padaria vende— a troca nunca vai ser boa.

Frutas e Verduras para Diabetes

Frutas e verduras são as bases das duas  dietas votadas como as mais saudáveis dos últimos 10 anos- tanto dieta DASH quanto  a dieta Mediterrânea. 

Fugir das frutas é cometer um erro terrível contra a sua própria  saúde… lembre-se faça da comida o seu remédio.

Então quais as melhores frutas para um diabético?

Melhores Frutas para um Diabético

Quais são as melhores frutas para um diabético?

Quando você pensa em frutas você tem que  observar 2 coisas, o índice glicêmico e a carga glicêmica.

O índice glicêmico nos diz quanto seu açúcar no  sangue vai subir quando você come certa comida.

Se a fruta que você está comendo tem um alto  índice glicêmico, sua glicose vai subir assim  vai dar aquele pico, seu pâncreas  vai despejar insulina, e talvez, depois você tenha hipoglicemia. 

Agora, se você comer uma fruta com baixo índice glicêmico, sua glicose  vai subir devagar, não vai dar pico,não vai forçar seu pâncreas e  não dará hipoglicemia depois.

Valores de Índice Glicêmico e da Carga Glicêmica Ideal

Segundo a Associação Americana  de Diabetes, o índice glicêmico seria dividido em: 

  • Baixo: até 55 
  • Moderado: 56 – 69
  • Alto: maior ou igual a 70

Outra ferramenta útil do efeito da alimentação  no seu açúcar do sangue é a carga glicêmica, que leva em consideração o índice glicêmico, mais  os gramas de carboidratos por porção, por isso, a carga glicêmica estima melhor o impacto na  vida real quando alguém ingere alguma comida.

A carga glicêmica varia em: 

  • Baixa- 0-10
  • Moderada- 11- 19
  • Alta- 20 ou mais.

Eu vou falar sobre as melhores frutas para você que  é diabético. Vou levar em conta esses dois fatores: o índice glicêmico e a carga glicêmica. 

Mas, se a fruta que você adora tem índice glicêmico moderado ou alto, o que fazer? 

Limite outros carboidratos do dia. Reduza arroz, macarrão, pão… e como eu disse, a  troca vale a pena. E claro, não exagere.

Melhores Frutas Para Diabéticos 

PÊSSEGO

A décima fruta que o diabético pode comer é o Pêssego.

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
425

 O índice glicêmico do pêssego é 40 e a carga glicêmica é 5. Os pêssegos são ricos em muitas vitaminas,  minerais e compostos vegetais benéficos. 

Eles são facilmente incorporados em uma variedade de pratos como saladas, além de poder deixar sua pele mais saudável, reduzir alergias e melhorar a digestão. 

Também aumenta a imunidade e reduz os  níveis de açúcar no sangue.

LARANJA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
405

A nona fruta para diabéticos é a Laranja. 

O índice glicêmico da laranja é 40 e a carga glicêmica é 5. As laranjas estão entre as frutas mais populares do mundo, pois são saborosas e nutritivas. 

É uma boa fonte de vitamina C, além de várias outras vitaminas, minerais e antioxidantes. 

E por ser cítrica, reduz seu  risco de pedras nos rins. 

Mas, abrindo um parênteses aqui, é preciso comer fruta laranja, e não fazer suco de laranja. 

O suco de laranja é extremamente calórico e perde as  fibras e você vai ter um pico de glicose por ter uma sobrecarga imediata. Uma coisa é comer  devagar, mastigar o bagaço, engolir. 

Outra é leva uma carga de várias laranjas (Choque elétrico).

MORANGO

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
423

O morango possui um índice glicêmico de 42 e a carga glicêmica de 3. Uma xícara de morangos contém mais vitamina C do que uma laranja! 

Além disso, o morango é a  fruta que mais tem fisetina, que é um flavonoide, como o resveratrol da uva. E as pesquisas mais  recentes, ligam a fisetina a redução de risco de  

câncer e redução do envelhecimento, através do seu  efeito senolítico, matando as células senescentes, que são chamadas de células zumbis que inflamam  o corpo. 

Claro, que mais estudos são necessários para comprovar isso, mas, enquanto isso, pode aumentar sua ingestão de morango.

AMEIXA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
402

O índice glicêmico da ameixa é 40 e a carga glicêmica é 2. Isso da ameixa in natura. 

Se for da ameixa seca, a carga glicêmica sobe para 9. Além de melhorar o intestino por ser uma boa fonte de fibras, contém adiponectina,  que sensibiliza o fígado e músculos à insulina e também é antiinflamatória e cardioprotetora.  

Têm estudos que ligam ameixas à redução de risco de osteoporose. Então, se você é mulher e magra, aumente a ingestão de ameixas.

PÊRA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
384

O índice glicêmico da pêra é 38 e a carga glicêmica é 4. Elas são mais saudáveis com a casca já que fornecem mais de 20 por cento de sua ingestão diária de fibras recomendadas. 

As pêras são altamente nutritivas e, se você  for ao supermercado, têm muitas variedades

diferentes: Williams, portuguesa, pêra d’água… 

A pêra também promove a saúde intestinal por ter muitas fibras, além de estar associada a um menor risco de diabetes e pode ajudá-lo a perder peso.

MARACUJÁ

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
275

O índice glicêmico do maracujá  é 27 e a carga glicêmica é 5. 

O maracujá é interessante, porque reduz a ansiedade, melhora o sono e algumas  pesquisas sugerem que um composto encontrado nas sementes de maracujá, o piceatannol,  pode melhorar a sensibilidade à insulina. 

Mas claro, não vá colocar adoçante,  que pode piorar sua flora intestinal,nem açúcar, nem mel. Coma puro.

MAÇÃ

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
395

O índice glicêmico da maçã é  39 e a carga glicêmica é 5. 

A maçã, além de ter vitaminas e minerais, possui  efeitos prebióticos, que ajudam as suas bactérias boas do intestino. Por isso protegem contra  obesidade, diabetes e doenças cardíacas. 

E claro, como a pêra, você deve comer com a casca,  que vai proporcionar 20% das suas fibras diárias.

As 3 Melhores Frutas Para Diabéticos

Agora meus top 3! Preste atenção! 

GOIABA 

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
232

O índice glicêmico da goiaba é apenas  23 e a carga glicêmica de apenas 2. 

A goiaba possui licopeno, a quercetina, a  vitamina C e outros polifenóis que atuam

como potentes antioxidantes, neutralizando os radicais radicais livres do seu corpo. 

O licopeno ajuda na saúde da próstata. E as fibras da  goiaba ajudam o intestino a funcionar melhor.

ABACATE

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
103

O índice glicêmico da do abacate é 10 e a carga glicêmica é 3. O abacate poderia ficar 

em primeiro lugar dessa lista. 

É rico em gorduras monoinsaturadas, que melhora o colesterol bom, além de baixar o colesterol ruim. 

Pode melhorar a resistência insulínica e reduzir o risco de síndrome metabólica. O único problema, é que ele é muito calórico. E caloria engorda. 

Se você comer muito abacate, apesar de ser uma das frutas mais saudáveis que tem, você vai engordar e engordar, vai piorar sua glicemia.

CEREJA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
206

O índice glicêmico da cereja é 20 e a carga glicêmica é 6. As cerejas são frutas ricas em potássio e antioxidantes. 

As  cerejas, além das vitaminas e antioxidantes, podem melhorar seu sono, pois possuem  melatonina, que é um hormônio muito importante.

5 Frutas que Diabéticos Devem Evitar

Quais são as 5 frutas que você, que é diabético, deveria evitar? 

Bom, se você ama alguma das frutas abaixo e sabe que ao consumir não vai ter controle na quantidade. Seria melhor ter essas frutas como proibidas para consumo.

Consumir uma fruta com alto índice glicêmico de maneira exagerada pode trazer risco a sua saúde se você é diabético.

Vamos conhecer essas frutas e torcer para que nenhuma delas seja sua fruta predileta.

UVA 

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
537

O índice glicêmico da uva é  53 e a carga glicêmica é 7. 

As uvas têm resveratrol, que é interessante para a  pele, para o envelhecimento, possui potássio que melhora a pressão e podem expelir ácido úrico,  mas você tem que ir com calma se tiver diabetes.

MANGA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
5613

O índice glicêmico da manga é de 56 e a carga glicêmica é de 13. É parecido com um suco de laranja. 

Apesar da manga ter muitas vitaminas, ser saborosa, cheirosa, se você tiver  diabetes, coma uma porção reduzida.

ABACAXI

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
6612

O índice glicêmico do abacaxi  é 66 e a carga glicêmica é 12. 

O abacaxi pode reduzir artrite, pode aumentar a imunidade e suprimir inflamação e pode

melhorar a recuperação após um exercício extenuante. 

Mas, como o índice glicêmico  é alto, coma pouco ou evite.

BANANA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
6216

O índice glicêmico da banana  é 62 e a carga glicêmica é 16. 

Não estou dizendo para você parar de comer banana. Coma meia banana— sabemos que banana é rica em potássio, então, se você tiver pressão alta, ela  vai ajudar no controle da sua pressão arterial.

MELÂNCIA

Índice GlicêmicoCarga Glicêmica
727

O índice glicêmico da melancia é  de 72— colocando ela como um alto índice glicêmico — e a carga glicêmica é 7.

A melancia hidrata, tem bastante potássio, e muitas vantagens das frutas, mas  quem tem diabetes, melhor reduzir as porções. 

O mesmo vale para o melão, que tem valores glicêmicos parecidos.

Agora você deve estar se perguntando, as  melhores frutas têm alto índice glicêmico? 

Dá uma tristeza, né. 

Pode comer frutas com alto índice glicêmico? Pode, porém você  deve limitar (reduzir as porções, ou, reduzir as porções dos outros carboidratos do  dia, para ter um espaço extra, ou, aumente a sua atividade física, faça mais exercício,  para poder saborear dos prazeres da vida.

Conclusão

Não faça sucos— porque reduzem as fibras  e a carga de fruta fica muito grande. 

Não compre sucos de frutas no supermercado, especialmente aqueles sucos de caixinha, achando que eles são bons para você. Não são, esse sim,  vai aumentar sua glicose e sua gordura no fígado.

Evite frutas secas, como passas, tâmaras, porque  quando você retira a água da fruta você deixa o açúcar mais concentrado, então, pequenas porções podem subir bastante sua glicose.

A principal mensagem é: coma as frutas que você gosta.

Você gosta de melancia, de manga, não vai parar, mas coma pouco. 

Se você gosta de cereja, que seria uma das frutas ideais para  diabético, você pode comer um pouco mais. 

Tente comer frutas de cores  variadas. Por que cores?  

Porque têm fitonutrientes diferentes.  Coma muitas variedades de frutas e de muitas cores.

Nenhuma fruta deve ser cortada da  sua dieta. 

Umas você pode comer mais, outras menos. Mas o ideal é comermos  de tudo um pouco. 

Dietas restritivas normalmente fazem efeito rebote, você passa  a ter desejos, vai sonhar com a melancia, e pode exagerar, e depois se arrepender. O ideal, sempre, é moderação.

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2 comentários em “10 Melhores Frutas Para Diabéticos (e 5 PROIBIDAS na Diabetes)”

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