Resumindo em poucas palavras, o óleo de prímula serve para regular os hormônios, ou seja, atua na regulação hormonal. E como é rico em ácidos graxos, o óleo de prímula combate inflamações.
O óleo de prímula é uma riqueza encontrada na América do Norte e muito utilizado por tribos indígenas para fins medicinais. Esse óleo é extraído das sementes da planta Oenothera biennis (Onagraceae), também conhecida como prímula da tarde, é chamada assim pois ao entardecer suas flores se abrem. O óleo encontrado nessa planta é riquíssimo em ácidos graxos e ácido gama-linoleico (GLA) ômega 6.
Hoje, encontramos disponíveis o óleo retirado da prímula em forma de cápsulas gelatinosas e em forma de óleo para ser usado em saladas e molhos.
É muito importante que o óleo de prímula não seja aquecido pois quando elevado em altas temperaturas ele perde suas propriedades naturais.
Lista de Assuntos
Para que Serve o Óleo de Prímula?
Como já dito acima, o óleo de prímula regulador hormonal. E como é rico em ácidos graxos, o óleo de prímula combate inflamações.
Veja alguns dos benefícios do óleo de prímula para sua saúde e regulação hormonal.
Óleo de Prímula para TPM e Menopausa
Quando em forma de suplemento, pode ajudar a aliviar os terríveis sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e diminui significativamente as cólicas menstruais, pois suas propriedades de ácido linolênico que contem prostaglandinas, são altamente anti-inflamatórias e regulam os hormônios femininos.
Já na menopausa o óleo de prímula pode amenizar as incômodas ondas de calor. Em ambos os casos atenua as alterações de humor, inchaços abdominais e dores nas mamas.
Óleo de Prímula para Artrite
Também pode ser um forte aliado no tratamento da artrite, e nos casos de reumatoide o óleo de prímula ajuda a reduzir as inflamações.
Óleo de Prímula para Diabetes
Em pacientes com diabetes foi notado um melhor controle da doença após a ingestão regular de óleo de prímula. Além disso ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL).
Óleo de Prímula para os Cabelos
Os benefícios do óleo de prímula para o cabelo estão diretamente ligados ao reequilíbrio hormonal promovido pelo suplemento.
Óleo de Prímula para Hipertensão e Imunidade
O óleo de prímula ajuda estabilizar a pressão arterial e fortalece as artérias. Assim, evita a formação de coágulos que obstruem as artérias e melhora o fluxo sanguíneo, facilitando a passagem do sangue pelos vasos. Por fornecer ao organismo ácidos graxos (GLA e LA) tornando o organismo mais resistente e com boa imunidade.
Óleo de Prímula para a Perda de Peso
O óleo de prímula pode ser um grande aliado na perda de peso pois ajuda a diminuir as reservas de gordura, uma vez que estimula o corpo a utilizar o nutriente como fonte de energia.
Tem a capacidade de reduzir o valor glicêmico das refeições, isso melhora o controle da glicose sanguínea e por consequência favorece a diminuição do apetite.
Uma ingestão regular do óleo de prímula reequilibra a função hormonal, ajudando o metabolismo a queimar gordura com mais facilidade e impedindo a retenção de líquidos.
Por ter ácido gama-linolênico ajuda a controlar o apetite e a liberação excessiva da insulina, que é o hormônio responsável por armazenar as gorduras nos adipócitos (células de gordura).
Óleo de Prímula para Infertilidade Feminina
Há vários estudos que comprovaram uma relação direta entre o uso de GLA e o aumento na produção de muco cervical, um dos fatores essenciais para a reprodução humana.
Isso porque os espermatozoides têm maior dificuldade de “locomoção” quando há pouco ou nenhum fluido no canal cervical.
Os ácidos graxos do tipo ômega 6 também são fundamentais para a contração e o relaxamento do tecido muscular, ajudando a tonificar a musculatura uterina para a gestação.
Para melhores resultados no tratamento da infertilidade, a recomendação é tomar 3 cápsulas de 500 mg de óleo de prímula ao dia.
Óleo de Prímula é Recomendado para Homens e Mulheres
Seu uso também é recomendado aos homens, pois ele auxilia no tratamento de pele, como dermatites, eczema, acne e psoríase. É um excelente revitalizador pois evita o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce da pele e ainda retarda o surgimento de pés de galinha.
Como Usar o Óleo de Prímula?
Você pode tomar o óleo de prímula com água antes ou após as refeições.
O óleo de prímula pode ser combinado com o óleo de peixe (também encontrado na forma de suplementos de ômega 3) para melhores resultados.
Afim de garantir todos os benefícios do óleo de prímula, recomenda-se uma dosagem diária entre 500mg-1.000 mg do suplemento.
Confira outras doses para condições específicas:
· Perda de peso: para reduzir o apetite e acelerar o metabolismo, recomendam-se duas cápsulas diárias de 500 mg imediatamente antes do café da manhã e do almoço;
· Tratamento da infertilidade: 500 mg/ 3 x ao dia;
· Eczema: 1.300 mg/ 2 vezes ao dia;
· TPM: 3 a 4 gramas diariamente;
· Reequilíbrio hormonal: 1.500 mg ao dia, do primeiro dia do ciclo menstrual até a ovulação;
· Queda de cabelo: 500 mg/ 2 x ao dia;
· Acne: 1.300 mg/ 2 x ao dia;
· Atrite reumatoide: 500 mg/ 2 x ao dia;
· Osteoporose: 6 gramas diárias (combinar o óleo com uma fonte de cálcio);
· Saúde da pele: 500 mg/ 2 x ao dia
Contraindicações ao Óleo de Prímula
Apesar de ser indicado a mulheres que estão tentando engravidar, não é aconselhado as que já estão gravidas usarem o óleo de prímula, isso porque os nutrientes atuam sobre a musculatura uterina e também por interferir com a regulação hormonal das futuras mamães.
O óleo de prímula é contraindicado para pessoas alérgicas a plantas da família das onagráceas, ou ao ácido gama-linolênico.
O óleo de prímula também deve ser evitado por pessoas que sofrem de esquizofrenia, epilepsia e distúrbios de coagulação.
Onde Encontro Óleo de Prímula?
Você pode encontrar o óleo de prímula em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares