Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
potes-plasticos-bisfenol

Guardar Alimentos em Potes de Plástico! Não Corra este Risco.

Saúde

potes-plasticos-bisfenolVocê com certeza já leu ou ouviu nos noticiários sobre uma substância que é liberada quando se esquenta uma mamadeira de plástico, trazendo assim riscos aos bebês.

Agora o que talvez você não saiba é que o problema é ainda mais sério.
Potes plásticos não  são as melhores opções para se armazenar alimentos

Provavelmente você armazena o alimento em um pote de plástico, cobre e leva a geladeira se precisar de refrigeração, caso contrário guarda da mesma forma só que dentro do armário, acertei?
O grande problema é a contaminação que os potes plásticos trazem aos alimentos que entram em contato com ele.
Para que você entenda bem a mensagem, vamos à origem do plástico.

Os plásticos são originados a partir de resinas derivadas do petróleo e é formado por várias substancias químicas que fazem muito mal a sua saúde, mas existe em especial uma substância chamada BISFENOL, que quando entra em contato com os alimentos se desprende e contamina o que estiver junto a ele.

Pesquisas confirmam que, nos organismos femininos, sua ação será o desequilíbrio hormonal, gerando uma série de síndromes, como câncer de mama, entrada precoce na juventude, câncer de útero, endometriose, problemas de tireoide dentre outras doenças tipicamente de fundo hormonal.

Já para os organismos masculinos, ocorre a diminuição, em todas fases de vida, do feto ao idoso, de sua capacidade de reprodução, e a manutenção dos equilíbrios sutis e fundamentais do hormônio masculino, testosterona etc.

Cuidado com seus hábitos

Muitos levam seu próprio almoço para o trabalho. Você é um desses?
Quando chega ao local de trabalho, você coloca seu alimento para gelar e na hora do almoço coloca-o no micro ondas ou deixa em banho-maria, não é mesmo?

Saiba que tanto aquecer alimentos seja pelo micro ondas, seja de outras maneiras como por exemplo em banho-maria, pode trazer vários danos à saúde.

Sem falar do leite quente que você serve para seu filho naquele copinho de plástico. Também a papinha ou sopinha pelando que você deixa esfriando naquele pratinho de plástico para dar à sua criança.
E não esquecendo, daquele cafezinho quente que bebemos em copos descartáveis.

Dessa nem eu sabia? Fica aí o alerta!

Quando você coloca o alimento na embalagem plástica, essas substâncias químicas migram para os alimentos. Piora ainda mais se ele for aquecido ou levado ao freezer. 
O problema maior são com alimentos quentes. No caso dos potes ou das garrafas dentro do congelador o risco para a saúde é menor, mas ele existe.
Então o que você está esperando para trocar todos os potes da sua cozinha?

Use sempre potes de vidro para guardar alimentos

  •  A melhor opção é o pote de vidro. Eles são bem mais caros, portanto recomendo que substitue gradualmente os potes da sua cozinha pelo de vidro. Mesmo que esses apresentem tampas plásticas já é bem melhor.
  •  Não aqueça o alimento em pote de plástico, prefira vidro ou porcelana.
  •  Quando utilizar filme plástico faça de uma forma que este não toque o alimento diretamente.
  •  Para embalar alimentos, prefira o papel manteiga.
  •  Evite armazenar ou congelar o alimento em pote de plástico. Caso não tenha outra alternativa, forre a embalagem plástica com papel manteiga.
  •  Evite comprar produtos que venham armazenados em bandejas plásticas.
  •  O pior para toxicidade é o contato direto do plástico com o alimento, portanto, evite.

Se for necessário utilizar algo de plástico, evite plásticos que possuam os números 3 e 7 no símbolo da reciclagem, ou a sigla PC (policarbonato), assim como aqueles que provavelmente contenham BPA.

Procure no rótulo se existe a seguinte frase: Livre de BPA ou BPA free. Isso indica que essa embalagem plástica não possui essa substância. Mas isto não é garantia de nada.

Para você que precisa de mais argumentos sobre o mal que o Bisfenol causa para nossa saúde, veja este artigo http://www.funverde.org.br/blog/archives/tag/bisfenol-a-bpa

Se você leu este artigo e mesmo assim está com dúvidas sobre o mal que o Bisfenol pode causar, assista ao vídeo onde o DR. Moisés explica tudo sobre o Bisfenol A.

Não esqueça de deixar sua opinião. Comente!




Comentários
  1. Fiquei arrepiada nossa,,to me tratando pra um vançer de mama q tive agora sei a razao de tanto sofrimento se pudessemos evitar!!!!!

    1. Obrigado Janete por comentar e se Deus quiser e ele quer, você vai se livrar dessa doença maldita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *