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8 Benefícios do Ômega 3 Para Seu Corpo!

Conheça os benefícios do ômega 3 para seu organismo

O ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial ao ser humano, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde.

O corpo humano não é capaz de produzir estes ácidos graxos, por este motivo devemos recorrer a alimentos ou suplementos ricos em ômega 3.

O que são ácidos graxos

Os ácidos graxos essenciais são as “gorduras boas” que são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo – incluindo a produção de energia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte do oxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal.

Elas são chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-las. Assim, estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta, seja pela ingestão de alimentos normais ou pela suplementação. O problema é que os alimentos que comemos, na maioria das vezes, não fornecem a quantidade necessária de ácidos graxos essenciais porque estes são normalmente retirados durante o seu processamento.

Benefícios do Ômega 3 Para o Coração

Benefícios do Ômega 3 Para o CoraçãoO ômega 3 contém o EPA que diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, diminuindo assim as chances de um infarto ou derrame. Além disso o EPA reduz os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura que quando elevada é considerada ruim para nosso organismo. Também encontramos no ômega 3 o DHA que ajuda a evitar arritmias cardíacas, por estabilizar a atividade elétrica no coração.

Benefícios do Ômega 3 Para o Cérebro

beneficios-do-omega-3-para-o-cerebro Se você é estudante, então sabe que é fundamental estar com a memória em dia. Veja quais os benefícios do ômega 3 para a memória:

O ômega 3 auxilia na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios.Com isso ocorre um melhor desempenho cognitivo e comunicação celular cerebral. O ácido graxo do ômega 3 aumenta o volume de oxigênio e de nutrientes.

Benefícios do Ômega 3 Para Diminuir o Colesterol

 Benefícios do Ômega 3 Para Diminuir o ColesterolOs ácidos graxos do ômega3 modificam a composição química do sangue, provocando o aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e a diminuição das inflamações internas que em conjunto com o LDL faz mal, por isso o LDL é considerado colesterol ruim. Quando está em excesso, há o risco dele se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento levando a doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão e derrame cerebral. Ele também consegue reduzir os níveis de triglicerídeos do sangue.

Estudos modernos e sérios apontam que o que aumenta o colesterol ruim no sangue é: Inflamação e não gorduras saturadas ou ingestão de colesterol.

O que causa essa inflamação que ativam a LDL (colesterol ruim) são: Carboidratos de má qualidade em excesso (pães, massas, farinhas, açúcares, refrigerantes, doces, etc) e consumo excessivo de óleos vegetais, causando desequilibro entre gorduras ômega 6 e ômega 3. Para saber mais sobre como se proteger de inflamações leia o artigo Óleo de Cozinha Faz Mal e Pode ser Fatal!

Benefícios do Ômega 3 Para Regular a Pressão Arterial

Benefícios do Ômega 3 Para Regular a Pressão ArterialO ômega evita a formação de placas de gordura na parede das artérias e garantem a flexibilidade das artérias e veias, prevenindo contra hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

Uma pesquisa feita emHarvard School of Public Healt EUA, observou que a pressão alta é a responsável por 31% do aumento de risco de doenças cardíacas e 65% de risco de derrame.

 

Benefícios do Ômega 3 Para a Vista Cansada

Benefícios do ômega-3 para a vista cansadaOs ácidos graxos contidos no ômega 3 fazem a manutenção da retina. A retina tem a fundamental função de transformar e transportar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro. Com isso podemos enxergar!

A degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes, é preservada graça ao uso de ômega 3. Estudos publicados na revista especializada Ophtalmology, da Universidade Tufts de Boston nos Estados Unidos, mostraram que o índice de degeneração macular é mais baixo entre pessoas que consomem peixes, alimento rico em ômega 3, e demonstrou que este ácido graxo pode afetar o desenvolvimento ou a progressão da degeneração macular.

Aproximadamente 3 mil voluntários da pesquisa que consumiam uma ou mais porções de peixes ricos em ômega 3 por semana mostraram uma probabilidade 60% menor de apresentar a degeneração da mácula em estágio avançado.

Para uma ótima manutenção dos olhos, também é recomendado o consumo de ovos, cenouras e suplementos antioxidantes como a astaxantina.

Benefícios do Ômega 3 Para Artrite Reumatoide

benefícios do ômega 3 para combater artrite reumatóidePara os casos de artrite reumatoide é recomendado o consumo de ômega 3 por sua ação anti-inflamatória. Este ácido graxo funciona como um bloqueador ou interceptador de uma enzima que produz o processo inflamatório.

Por sua ação anti-inflamatória, o ômega 3 é recomendado para outras doenças autoimunes de cunho inflamatório.

Caso você sofra de artrite reumatoide ou outras doenças auto-imunes, procure saber mais sobre o protocolo de Vitamina- D.

Benefícios do Ômega 3 Para Controlar a Diabetes 

Benefícios do ômega-3 para controlar a diabetesFoi realizada uma pesquisa pela Universidade de Valência, na Espanha, onde 945 pessoas com idade entre 55 a 80 anos, idade esta considerada de alto risco de doenças cardiovasculares, consumiram carne e peixe por um certo perído. Descobriu-se que o ômega 3  diminui a concentração de glicose e previne a incidência de diabetes tipo 2, já a carne vermelha está relacionada com a obesidade.

Outro estudo publicado pela Universidade de Harvard observou-se que o ômega 3 previne o diabetes tipo 2. E isto reforçou a primeira pesquisa. Este lipídeo aumenta os níveis de um hormônio chamado adiponectina que é benéfico em processos que afetam o metabolismo, como a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios.

Um terceiro estudo feito em pessoas adultas na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelaram que elevados níveis de ômega 3 previnem contra o desenvolvimento de diabetes. Depois de muita pesquisa, cientistas calcularam que o aumento da sensibilidade à insulina pelo organismo se dá através do consumo de alimentos ricos desse ácido graxo essencial.

Benefícios do Ômega 3 Para Combater a Obesidade

Benefícios do ômega 3 para combater a obesidadeO ômega 3 ajuda a combater a obesidade devido sua ação anti-inflamatória. Nosso organismo utiliza o ômega 3 para produzir prostaglandinas, que traz vários benefícios ao corpo, inclusive no combate às inflamações dos vasos sanguíneos.

Em pessoas obesas a gordura acaba tomando parte do lugar do ômega 3 no cérebro e no organismo como um todo. Quando isso acontece o hipotálamo (região do cérebro que controla a fome) deixa de funcionar corretamente. Mas por consumir ômega 3 o hipotálamo volta a funcionar normalmente.

Além disso, o ômega 3 consegue modular a expressão de neurotransmissores que controlam a fome e reduz a presença de proteínas responsáveis por aumentar o apetite. Em um estudo preliminar realizado com ratos, o nutricionista e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas Dennys Cintra observou estes benefícios do ômega 3 em relação à obesidade.

Claro que não podemos esperar que apenas consumindo ômega 3 iremos emagrecer, este processo vai além. Mas ele é um ótimo aliado. Para acelerar seu emagrecimento leia o artigo Emagrecimento Saudável Revelado o Segredo.

Alimentos Ricos em Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 são os peixes como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão.

O azeite de oliva, o óleo de linhaça e a própria semente de linhaça, brócolis, rúcula e espinafre também possuem ômega 3, mas em menor proporção.

Diferença Entre Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9

O ômega 6, assim como o ômega 3, fazem parte das conhecidas gorduras benéficas, participando no nosso organismo em múltiplos e delicados processos bioquímicos e hormonais de extraordinária importância para todos os sistemas orgânicos.

O ômega 6 são ácidos gordos essenciais para o bom funcionamento do organismo no ser humano. Pode ser encontrado em  grãos, sementes e oleaginosas, sendo que a semente de prímula é a mais rica dentre eles.

Já o ômega 9 tem sua maior concentração no azeite de oliva. O ômega 9 é conhecido por promover o aumento das secreções biliares que estimulam o peristaltismo. Fortalece os tecidos do organismo. Tonifica os nervos. Acalma as membranas mucosas. Acredita-se que também auxilie na dissolução dos depósitos de colesterol nas artérias. Nenhum é melhor ou mais importante do que o outro. O fundamental é a proporção, o equilíbrio, em que se encontram entre si e em relação aos ácidos graxos naturalmente saturados, cuja presença é igualmente essencial.

Dose Diária Recomendada de Ômega 3

A suplementação de ômega 3 traz grandes benefícios á a saúde. A quantidade recomendada é de 0,5 (manutenção da saúde) a 1 % (com patologias associadas) da ingestão total de calorias ingeridas na dieta. Para você entender melhor: Em uma dieta de 2000 Kcal = 1grama para manutenção da saúde. Agora se a pessoa apresentar colesterol elevado, devem ser suplementados 2 gramas de ômega 3 diariamente. E para os  que praticam atividades físicas de alta intensidade, podem ser utilizados 2 gramas para minimizar a produção de radicais livres.

Nota importante: A suplementação de qualquer nutriente, inclusive vitaminas e minerais, deve ser criteriosa e somente indicada pelo profissional da área de saúde nutricionista ou médico, que levarão em conta a história clínica do paciente e suas necessidades, e individualizará as doses, indicando como e quando tomar.

O abuso de qualquer nutriente através da suplementação pode ser maléfico à saúde. Qualquer dúvida, sempre procure seu médico ou nutricionista para esclarecimentos.

Quem Precisa de Suplementação de Ômega 3 ?

A suplementação de ômega 3 é recomendado à todos, mas principalmente para pessoas com:

Acne. Altos níveis de açúcar no sangue.Altos níveis de colesterol e triglicerídeos.Artrite. Bronquite asmática. Colite. Deficiência nas faculdades mentais. Depressão. Diabetes. Disfunções da vesícula biliar. Disfunções renais. Doenças mentais. Enxaqueca. Hiperatividade. Hipertensão. Infertilidade masculina. Inflamação da próstata. Lúpus. Mudanças de personalidade ou comportamento. Processo de cicatrização lento. Problemas cardiovasculares. Problemas comportamentais e de humor. Problemas de atenção e aprendizagem. Problemas de crescimento. Problemas dermatológicos. Quadros inflamatórios. Reações alérgicas. Resfriados freqüentes. Ressecamento da pele. Sede excessiva por excesso de transpiração. Câncer. Tendência a infecções. Tremores musculares. Trombose. Tumores e câncer do intestino, pulmão, mama e útero.

Quer saber mais sobre os benefícios do ômega-3, assista ao vídeo:

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