Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!

Aprenda a Fazer Chá de stevia para baixar pressão alta

cha-stevia-pressao-altaOs benefícios da stevia vai muito além da extração de seu composto doce para se fazer adoçantes naturais. Para saber mais sobre o adoçante Stevia leia o artigo 7 benefícios do adoçante Stevia. Continuando…a Stevia tem sido estudada já a alguns anos pelos seus benefícios terapêuticos. Neste artigo falaremos sobre como a Stevia  pode controlar a hipertensão, mais conhecida como pressão alta. A stevia possui compostos que baixam a pressão de modo natural, vejam os fatos.

Stevia para Baixar Pressão Alta

A Stevia ajuda a controlar a pressão alta pois contém um composto ativo chamado steviosido(rebaudiana), esta substância tem demonstrado uma capacidade perita para regular a insulina no sangue de diabéticos, bem como para reduzir a pressão sanguínea elevada.

Pesquisas médicas têm mostrado como o composto da Stevia  afeta o transporte de cálcio de uma maneira que é semelhante a uma classe de medicamentos chamados bloqueadores dos canais de cálcio (tais como verapamil), que são geralmente utilizados para tratar a pressão alta. Como já dito acima a Stevia contém uma alta concentração de potássio, magnésio e cálcio. Estes minerais atuam a nível renal aumentando assim a diurese e a eliminação de toxinas através da urina.Esta propriedade também pode ajudar a reduzir retenção de líquidos.

Pesquisas Sobre Stevia e Hipertensão

  O dr. M. S Melis do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo, no Brasil, fez uma pesquisa para determinar os efeitos do esteviosídeo sobre a pressão arterial em 1991. Uma alta dose de esteviosídeo foi dado a um grupo de ratos de laboratório apenas uma vez, e constatou que houve uma redução na pressão sanguínea, bem como um aumento da eliminação de sódio. Um efeito diurético leve foi também observada nos ratos da pesquisa, o que contribuiu para dar mais força as evidências sobre a ação da Stevia para a redução da pressão arterial.

Veja outro estudo realizado no Brasil com em média, 18 voluntários saudáveis com idades entre 20 e 40 anos de idade. Os envolvidos na pesquisa tomaram chá preparado com folhas de Stevia por trinta dias, e depois o estudo foi concluído, 10% por cento obtiveram uma redução de pressão sanguínea(pressão alta). Embora este estudo, e alguns outros, dão evidências favoráveis sobre a capacidade de esteviosídeo para baixar a pressão arterial. Serão necessários mais estudos em humanos para que possamos conhecer os efeitos da Stevia sobre o sistema vascular.

Mas para nós neste caso, o que importa é o resultado e não como ele foi alcançado. Por todas estas razões ditas neste artigo, o chá de stevia pode ser considerado um remédio natural contra a pressão alta e para ter sempre em consideração, mas é claro com pressão alta não se brincar. Então consulte seu médico antes de tomar qualquer medida. Lembre-se, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, por isso não deixe de controlar a pressão de modo habitual.

Como fazer seu Chá de Stevia

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de folhas de stevia

Modo de Fazer:

1. Numa panela ou chaleira, coloque a água para ferver. 2. Quando a água estiver fervendo bem, coloque a stevia e apague o fogo. 3. Abafe por cerca de 15 minutos. 4. Coe e pode tomar.

Como Beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *