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Comer a Cada 3 Horas Não Ajuda a Emagrecer!

comer a cada 3 horasMais um assunto bastante polêmico! Neste artigo você irá descobrir porque comer a cada 3 horas não te ajuda a emagrecer e mais, contribui para o aumento de peso!   Se você consultar 10 nutricionistas, provavelmente os 10 te recomendará comer de 3 em 3 horas!

Você confiando em um profissional capacitado(e realmente são), seguirá todas as dicas dele. Mas agora entramos em um grande dilema. Em quem devemos confiar?

 

De Onde Vem a Afirmação de que Devemos Comer a cada 3 Horas

Precisamos primeiro saber qual a origem e quem são os responsáveis por esta afirmação!

“[Devemos] desestimular “pular” as refeições”. Esta nota encontra-se no site do Ministério da Saúde. Veja a próxima afirmação do Ministério da saúde: “Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer.”

É interessante notar que não são informados os reais motivos de se fazer 3 refeições ao dia e sobre qual pesquisa está embasada esta teoria! E falando em teoria, veja o que uma grande empresa do ramo alimentício (não citaremos o nome para não gerar processo) diz sobre o “porque devemos comer de 3 em 3 horas“:  “Comer de três em três horas traz diversos benefícios ao organismo. Entenda melhor! Responda rapidamente: quantas vezes você come por dia? Se sua resposta foi um número igual ou inferior a três, você deve ficar atento. O hábito de realizar pequenos lanches entre as refeições principais, ou seja, alimentar-se a cada três horas, pode fazer muito bem ao seu organismo. O ideal é comer pouco e várias vezes ao longo do dia. Isso mesmo! Ainda tem dúvidas? Então descubra abaixo por que você deve adotar as refeições fracionadas no seu dia a dia.

1- Pode ajudar a emagrecer: Um dos motivos é que comer de três em três horas acelera o metabolismo, pois a cada vez que você ingere alimentos, seu organismo queima calorias na tarefa da digestão. Por outro lado, quando se fica sem comer por muito tempo, o corpo aprende a economizar calorias. Funciona da seguinte maneira: o organismo, habituado a poucas refeições por dia, acostuma-se a acumular energia para os momentos de fome.

Dessa forma, em períodos prolongados de jejum, o corpo “guarda” gordura extra para possíveis situações de escassez.”

A industria alimentícia tem um grande poder sobre a economia mundial. Quando você toma seu lanche da tarde entre as refeições com certeza vem você consome algo industrializado! Então podemos dizer que Tomar lanches entre as refeições é bom porque [enriquece os acionistas da industria alimentícia].

Seja por manipulação da industria alimentícia ou não, o fato é que sites,revistas e nutricionistas incentivam as pessoas a comerem de 3 em 3 horas. Então vamos abrir nossa mente para os fatos, conhecendo os 2 lados da história antes de tirarmos nossas próprias conclusões!

Porque muitos dizem que comer a cada 3 horas ajuda a emagrecer?

Aumenta o metabolismo.

O metabolismo é a quantidade de calorias que queimamos ao longo do dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias, mas se for alto queimamos muitas calorias. Segundo os nutricionistas, cada vez que ingerimos um alimento, o nosso organismo gastará mais energia para o digerir. Por essa razão cada vez que comemos estamos a queimando calorias. Faz sentido pra você? Comente!

Evita ataques de fome.

Quando ficamos muito tempo sem comer, ficamos com muita fome, e a única coisa que queremos fazer é comer, sem se importar se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acabamos comendo doces ou comida com muita gordura.

Mantém nossos níveis de energia alto.

Pessoas que ficam muitas horas sem comer, sentem moleza cansaço e fraqueza. Isto acontece porque nosso corpo fica privado de energia durante muito tempo.

Evita a destruição dos músculos. O nosso corpo precisa de estar constantemente  recebendo aminoácidos (blocos construtores das proteínas), provenientes da alimentação ou dos nossos músculos.  Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente recebendo nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer  o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los em nossos músculos,  o nosso organismo entra assim no estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As consequências que advêm disso são : um corpo flácido e um metabolismo baixo.

Diminui a armazenamento de gordura.

Comer de 3 em 3 horas vai evitar que nosso  corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo.

Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses mais pequenas no nosso organismo, comparando por exemplo com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Com isso comemos menores porções.

Diminui a armazenamento de gordura.

Comer de 3 em 3 horas vai evitar que nosso  corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar. Estas informações foram tiradas de alguns sites famosos que por sinal vendem suas revistas de saúde e dieta nas bancas de jornais. Agora preste a mesma atenção para os estudos científicos que cerca a nutrição!

Porque Comer de 3 em 3 Horas é uma Lenda

Como toda boa ciência é baseada em provas, então mostraremos 4 provas, vamos a elas: Em certo estudo, os autores revisam as evidência epidemiológicas (sempre as epidemiológicas!) que deram origem à lenda urbana de que comer frequentemente ajudasse a perder peso, concluindo que são muito fracas.

Quanto aos estudo experimentais, os autores da pesquisa concluem não haver suporte à essa ideia.

Neste primeiro estudo, os autores realizam um experimento em 30 voluntárias, às quais foi imposta uma dieta extremamente hipocalórica (baixa caloria) por 3 dias. Mas ao invés de imaginar o que aconteceu com o metabolismo, os autores mediram a taxa metabólica basal. Qual foi o resultado? Em 3 dias de restrição calórica severa, NÃO houve modificação da taxa metabólica basal.

Conclusão: A restrição calórica aguda, mesmo severa, não “desacelera” o metabolismo. Isto significa que nosso metabolismo Não é como um carro que quanto mais aceleramos mais ele corre! Com isso o primeiro motivo dos que apoiam a tese do comer a cada 3 horas (Aumenta o metabolismo) cai por terra.

E ainda tem mais…! No segundo estudo, os 8 homens e 8 mulheres foram submetidos a jejum em dias alternados, ou seja, dieta normal em um dia, e jejum no outro dia, por 22 dias seguidos. Segundo o senso comum nutricional, me refiro a revistas,sites de saúde e nutricionistas, seu metabolismo deveria ficar muito mais lento com todo esse jejum, e mais lento ainda nos dias de jejum quando comparado aos dias de alimentação normal. Mas não foi o que aconteceu. A taxa metabólica em repouso não mudou do início ao fim do estudo, ou de dias alimentados para dias em jejum. Nem mesmo a temperatura do corpo mudou.

Não estamos falando em pular UMA refeição, estamos falando em pular TODAS as refeições por 24 horas…

Neste terceiro estudo em que voluntários (homens e mulheres) foram submetidos a JEJUM de 12, 36 e 72 horas, e nos quais todo tipo de parâmetro fisiológico foi medido, foi observado um AUMENTO da taxa metabólica basal. Você não leu errado não. Essas pessoas não estavam comendo a cada 3 horas; estavam comendo a cada TRÊS DIAS!

Ainda assim, o metabolismo basal não foi reduzido.Pelo contrário! Ele AUMENTOU. Agora você deve estar pensativo, hein!

Já neste quarto estudo, 10 voluntários do sexo masculino foram alimentados com comida suficiente para atingir suas necessidades calóricas diárias, e depois disso foram submetidos alternadamente a uma alimentação dividida em apenas duas refeições por dia ou dividida em SETE refeições por dia. O resultado? A frequência da alimentação NÃO afetou em NADA a taxa metabólica basal ou o gasto energético total dos indivíduos.

Se você chegou até aqui parabéns, nem todo mundo tem coragem de saber a verdade! Alguns talvez pense, foi explicado somente um motivo e os outros?

A resposta é bem simples! Sendo o primeiro argumento infundado, todos os outros não se sustentam sozinhos. Então todos os outros não fazem sentido! Para que este artigo não fique maior do que o necessário, num próximo artigo será abordado um pouco mais sobre o por que fazer jejum pode ser benéfico.

Até a próxima!

Referências principais: Dixit et al. “Controlled meal frequency without caloric restriction alters peripheral blood mononuclear cell cytokine production” Journal of Inflammation, 2011, 8:6 Carlson et al. “Impact of Reduced Meal Frequency Without Caloric Restriction on Glucose Regulation in Healthy, Normal Weight Middle-Aged Men and Women” Metabolism. 2007; 56(12): 1729–1734. Why We Get Fat – Gary Taubes. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html#uds-search-results http://emagrecerdevez.com/e-certo-comer-de-3-em-3-horas


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