Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!

Porque é Importante Dormir Bem

Dormir bem é indispensável ao ser humano, traz bem estar físico, mental, restabelece nossas energias. Mas mesmo sabendo de tudo isso são poucas as pessoas que conseguem dormir bem. Com a correria do dia a dia, parece que 24 horas não são suficientes para realizarmos tudo o que gostaríamos. Com isso a cama fica para  depois. Quando deixamos de dormir o tempo suficiente é como se  estivesse surrando nosso próprio corpo e isso não é nada bom!

As vantagens de se dormir bem vai muito além de repor a energia, trata-se de um antídoto contra problemas bem mais graves que as olheiras. Dormir bem é sinônimo de saúde!

 Porque é Importante Dormir Bem

Dormir é tão importante para a saúde quanto comer, beber e respirar. Quando você tem uma noite bem dormida, seu corpo rejuvenesce. Isto porque além de prevenir doenças, dormir  bem aumenta a longevidade e melhora consideravelmente sua aparência.

Para o corpo, o sono recupera as energias físicas e ajuda a controlar o peso. Para a mente, processa informações e as guarda na memória.

É nesse período que o organismo relaxa e produzimos o hormônio do crescimento que trabalha na recuperação dos ossos. Também é nesse período que fabricamos a melatonina, que zela pelas células e dá corda no relógio biológico.

Benefícios de Dormir Bem

Um estudo sobre o Sono, acompanhou  5 mil americanos  durante oito anos. O s indivíduos que prezaram um bom descanso noturno, tornaram-se mais resistentes a todo o tipo de doença. “As pessoas que dormem menos de seis ou mais de nove horas correm mais risco”, conta o líder da pesquisa, Alison  Laffan, da escola de Saúde Pública Johns Hopkin.

Quando dormimos pouco ou muito, perdemos os benefícios do sono e corremos o riscos de ter aumento da pressão arterial o que favorece os males cardiovasculares.

 Dicas Para Dormir Bem

Embora saibamos que dormir bem é muito importante para nossa saúde física e mental, sabemos que nem sempre é fácil conseguir ter uma noite em dormida. Por isso confira 10 dicas para você poder dormir bem.

Durma pelo menos 8 horas por noite. Por exemplo, se você acorda por volta das 6 horas da manhã para trabalhar, então o ideal é ir dormir aproximadamente as 21:30 horas, isto porque, você talvez não consiga dormir assim que deitar. Esta regra vale também para os finais de semana e feriados.

Desligue-se do mundo pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Isto inclui desligar a TV, o computador e o celular. Estes objetos mantém seu cérebro ativo, com isso você não consegue relaxar. Se você não consegue pegar no sono rápido, ligue o radio e coloque músicas que te acalmam. Dê preferência a CD de sons da natureza, é tiro e queda!

Durma em total escuridão, isto facilitará uma noite bem dormida. Caso não consiga por algum motivo dormir em total escuridão, apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono;
 
Ler um bom livro a meia luz, ou sob a luz laranja do abajur, ajudará você a ter um sono mais rápido e tranquilo.

Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde.

Não tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem “roubar” o sono da noite. Se sentir muito sono após o almoço, tire uma sesta de apenas 10 minutos. você verá que é o suficiente. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade;

Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios diários, mas que não sejam depois das 7 horas da noite, pois também podem prejudicar o sono;

Evite ambientes muito barulhentos. Se você  mora em um ambiente muito barulhento, compre protetor de ouvidos, eles abafarão os ruídos e pode te ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir;

Tenha um quarto confortável para dormir, o ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite. A temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio, nos dias mais quentes um ventilador silencioso poderá ajudar.

Ao acordar espreguice-se, isso mesmo, espreguice-se bem, mas acenda as luzes e levante-se logo, nada de deixar o despertador no famoso soneca.

Evite beber muita água pelo menos 1 hora antes de dormir. Interromper o sono várias vezes para ir ao banheiro, pode fazer com que você perca o sono no meio da noite desencadeando um péssimo dia de trabalho.

Se mesmo seguindo estas dicas você continuar tendo problemas para dormir bem, é aconselhável consultar um médico. Pois isto poder ser um sintoma de outros problemas como por exemplo, síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono ou alterações hormonais.

Benefícios do Sono

Noites mal dormida faz cair a produção de leptina, o hormônio da saciedade , com isso a tendência é exagerar nas refeições, sem falar da maior indisposição para se exercitar.

O excesso de peso, aliás, costumam ser acompanhado pela apneia do sono, distúrbios marcado por roncos e interrupções na respiração durante a noite.

De acordo com a cardiologista Germana Linhares “Cerca de 50% dos obesos sofrem dessa doença, que contribui para perpetuar os quilos a mais”.

Combate a Diabetes

Quando dormimos mal, todo o nosso organismo trabalha de forma desordenada.

Embora nem todos os mecanismos para justificar esse elo tenham sido decifrados, os especialistas creem que a privação de sono quer seja intencional ou patológica, atrapalhe a ação da insulina, o hormônio que leva o açúcar para dentro das células. Esse seria o primeiro passo para o desenvolvimento do mal do sangue doce.

Ajuda nos Estudos Acadêmicos

Segundo um trabalho na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, um sono de qualidade aprimora o desempenho acadêmico. Após avaliar 56 adolescentes, os pesquisadores observaram que quem dormia pouco ou acordava muito ao longo da noite teve as notas mais baixas em disciplinas como matemática e línguas.

Aumenta Sua Memória e Sua Criatividade

As vezes passamos horas para resolver uma situação e não conseguimos.Daí basta uma bela noite de descanso  para que no dia seguinte , a tarefa seja resolvida em questão de minutos. Realmente dormir é um belo remédio para a criatividade.

Segundo estudos realizados sobre o sono, descobriu-se que a fase do REM, aquela em que sonhamos, melhora em até 40% a habilidade de solucionar questões que exigem nosso lado criativo.

Também é a noite que o cérebro reprocessa as informações e passa a armazenar a memória. Nosso cérebro realiza uma espécie de transferência de arquivos, esse serviço permite escolher e fixar as recordações que conservaremos para o resto da vida.

Mantém Um Coração Forte

Além de liberar a melatonina uma substância que ativa as linhas de combate contra os radicais livres, prevenindo assim nosso corpo contra tumores. Uma boa noite de sono diminui a produção de hormônios ligados ao estresse, o que mantém a pressão arterial estável prevenindo assim nosso corpo de sofrer de doenças cardiovasculares.


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