Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!

12 Alimentos Para Fortalecer os Ossos e Prevenir Osteoporose!

Todos nó sabemos que uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é muito importante para termos uma boa saúde.  Para isso precisamos conhecer bem os benefícios  de cada alimento e consumi-los regularmente.

É cada vez mais frequente o surgimento de doenças relacionadas a osteoporose, uma doença metabólica, sistêmica, que afeta todos os ossos. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece mediante a remodelação do osso velho em osso novo. Quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo temos um quadro de osteoporose. Com o tempo os ossos podem ficar cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

Possíveis Causas da Osteoporose

Fatores que podem afetar a saúde dos ossos:

  • Falta de cálcio
  • Sedentarismo
  • Cigarro/Álcool
  • Idade
  • Genética
  • Níveis hormonais desregulados

Vitamina D e Cálcio Combatem a Osteoporose

A vitamina D é uma vitamina essencial e necessária para a absorção de cálcio pelos ossos . A vitamina D, atua no desenvolvimento dos ossos, funcionamento do sistema imunológico e o alívio de inflamações.

Aqui temos uma lista dos alimentos que contém nutrientes com vitamina D e  cálcio para fortalecer seus ossos e deixá-los saudáveis. Lembrando que estes alimentos atuam na prevenção! Agora, se você tem osteoporose será necessário uma suplementação de cálcio e vitamina D.

Batata Doce – contêm magnésio e potássio, que pode também promover a saúde óssea. Ser pobre em magnésio pode afetar o seu equilíbrio de vitamina D, que por sua vez pode afetar a sua saúde óssea.

Espinafre – é uma ótima maneira de obter cálcio se você não é um fã de produtos lácteos. Uma xícara de espinafre cozido contém quase 25% da ingestão diária recomendada de cálcio. Espinafre também contém fibras, ferro e vitamina A.

Figos – 5 figos frescos de tamanho médio contém cerca de 90 miligramas de cálcio, juntamente com outros nutrientes, como potássio e magnésio.

Iogurte – contém vitamina D e cálcio, que vai ajudar a promover a saúde óssea. Adicione gergelim no seu iogurte para impulsionar o ganho de manganês, magnésio e selênio!

Toranja – adicione uma toranja no seu café-da-manhã e você irá prevenir a perda óssea. Ela contem cerca de 91 miligramas de vitamina C.

Ovo – A gema do ovo é uma excelente fonte de vitamina D. Pois, ela contém cerca de 37 IUs de vitamina D por ovo.

Suco de Laranja – O Suco de laranja é um ótimo exemplo de Alimentos Rico em Vitamina D. além disso, ele fornece uma quantidade importantes de cálcio e da vitamina C. lembrando que a cada copo de 200 ml de suco, contém cerca de 88 e 150 UI de vitamina D.

Sardinha – A Sardinha enlatada é uma ótima opção de alimentos ricos em vitamina D, a cada latas de sardinha contém cerca de 46 UI, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

Couve – O Couve é um dos vegetais mais usado no mundo, por rico em muitos nutriente é principalmente por ser uma boa alternativa de alimentos ricos em cálcio. pois a cada 100g do seu consumo contém cerca de 130 mg de cálcio.

Linhaça – A Linhaça é uma boa alternativa de alimentos ricos em cálcio, pois a cada 100g do seu consumo contém cerca de 200 mg de cálcio, porém, é recomendado ficar atento a esse alimento por ser altamente calórico. Essa mesma quantidade oferece cerca de 490 calorias.

Brócolis – O brócolis tem em suas folhas cerca de quatro vezes mais cálcio do que o leite: 100 g de folhas contêm 510 miligramas desse mineral.

Salmão – Os peixes são uma excelente fonte de alimentos ricos em vitamina D, o Salmão é um belo exemplos destes, pois ele oferece aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IU, mais do que você precisa para um dia.

Gostou dessas dicas? Diga o que acho. Seu comentário é muito importante para nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *