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Jejum Intermitente Emagrece Mesmo! Entenda Como Funciona

Jejum Intermitente Emagrece Mesmo! Entenda Como Funciona

Você já deve ter se deparado com várias dicas de como perder peso. O mais importante é você encontrar um método que funciona para o seu corpo e se dedicar a ele. Uma das grandes diferenças do jejum intermitente, é que ele não te deixa preso a uma série de regras difíceis de seguir.  Vamos te ensinar passo a passo, como usar o jejum intermitente para perder peso de vez!

O que é o Jejum Intermitente?

É uma dieta que foge totalmente das regras que você já escutou. Já ouviu alguém dizer para comer de 3 em 3 horas? Já ouviu alguém dizer para você comer principalmente no café da manhã? No jejum intermitente as regras são um pouco diferentes.

Você vai perder peso de forma saudável comendo apenas quando está com fome, mantendo períodos de jejum que podem levar até 24 horas.

É Possível Emagrecer Rápido Com Jejum Intermitente?

Sim. Em buscas rápidas na internet, você verá pessoas que perderam 10 kilos em 20 dias utilizando essa técnica. Esta é uma perda de peso considerável, levando em conta que a pessoa não fez exercícios.

Preste atenção ao que come!

É importante dizer que assim como em todo processo de emagrecimento, você precisa dar atenção a sua alimentação. A questão não é apenas mudar o que você come.

Você pode manter na sua alimentação as coisas que gosta. Mas fique atento, pois de nada adianta esperar o momento em que está com fome para comer pizza, hambúrguer e tomar uma lata de refrigerante.

Quer emagrecer de forma saudável? Reeduque sua alimentação incluindo mais fibras e reduzindo os carboidratos refinados. Faça isso antes de começar a praticar o jejum intermitente para ter bons resultados.

Como o Jejum Intermitente vai Agir no Seu Corpo?

Precisamos lembrar que o nosso corpo é programado para passar algum tempo sem comer. Nem sempre a humanidade teve alimento guardado em refrigeradores para comer quando tem fome. Então com o passar dos anos, nosso organismo foi acostumando a estar em jejum. Não tenha medo então de forçar seu corpo a fazer aquilo que ele já é programado para fazer.

O jejum intermitente reduz o nível de insulina no corpo, aumentando a queima de gordura em repouso.

Um bônus interessante, é que o jejum intermitente previne câncer. Células velhas podem se transformar em câncer. Mas com o jejum intermitente as células digerem e removem proteínas que já envelheceram de dentro delas. Essas proteínas, que poderiam se transformar em uma doença, serão eliminadas do seu organismo.

Não é só uma questão de emagrecimento!!!

Emagrecer é mais do que estética, é saúde. Seu corpo precisa estar bem para que você possa passar tempo com as pessoas que ama.  Veja quais são os benefícios do jejum intermitente, que superam em muito a questão da dieta.

  • Reversão de diabetes tipo 2;
  • Mais energia e aumento do metabolismo basal;
  • A queima é apenas da gordura e não do músculo;
  • Aumento da sensibilidade a insulina;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas;
  • Previne o câncer;
  • É bom para o cérebro, pois melhora as vias metabólicas.

Tipos de Jejum Intermitente

Protocolo Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma):

Faz anos que esse é o método mais popular de jejum intermitente já feito.  Ele é o mais simples de se seguir. Quem o popularizou foi Brad Pilon e tem sido o método extremamente efetivo, pois foca mais no Quando comer do que O que comer. É mais fácil ficar em jejum do que sair buscando uma refeição específica.

Você fará da seguinte forma: jante hoje e coma novamente só no jantar do dia seguinte. Se você janta às 19 horas, então vai comer novamente só as 19 horas do dia seguinte. Assim se faz o jejum de 24 horas.

Não fique preso na regra do jantar. Você pode comer de almoço em almoço ou de café em café.

Não cometa o erro comum de achar que já que vai ficar sem comer por algum tempo, precisa comer mais para compensar a fome. Coma normalmente.

Se está com medo da adaptação, então pode tentar o método de Martin Berkhan, e então depois pular para o método eat-stop-eat.

Protocolo Leangains ou Método 16/8

Martin Berkhan, um suéco criador do método Leangains, criou esse método que pode ser visto mais a fundo no site leangans.com.

Nele, você tem um tempo de alimentação de 8 horas e um de jejum de 16 horas. Para mulheres a janela de alimentação recomendada é de 10 horas, acompanhada de uma janela de jejum de 14 horas.

É fácil de entender como esse método funciona. Você não come nada depois da janta e pula o café da manhã.

Um exemplo melhor:

Se você janta às 20 horas, então não coma nada depois disso. Pule o café da manhã e então almoce ao meio-dia. Durante as próximas 8 horas, você vai se alimentar normalmente. Vai jantar novamente às 20 horas e então pular o café da manhã e almoçar ao meio dia.

Dieta do Cinco por Dois (5/2). Entenda o que é.

Se você já pesquisou a respeito, sabe que existem algumas controvérsias com respeito a esse método, pois a pessoa não fica necessariamente de jejum. Também não existem estudos que confirmem a efetividade dessa dieta.

Mas fique tranquilo, pois você vai perder peso de qualquer forma, já que ela envolve comer menos calorias.

Michael Mosley, um britânico, foi quem popularizou essa técnicas. Ela envolve comer normalmente 5 dias e então comer menos calorias nos outros dois dias.

Você come normalmente por 5 dias, mas nas segundas e quintas, limita o consumo de calorias. O recomendado é que os homens comam 600 e mulheres 500 calorias nesses dois dias. Você fará duas refeições nesses dias, então serão refeições pequenas com 250 calorias aproximadamente.

Jejum Intermitente Tem Contra-indicação?

Sim! Se você está gravida, tentando engravidar ou amamentando, já teve bulimia ou anorexia, passe longe dessa dieta.


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