Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!

Linhaça Dourada ou Linhaça Marrom? Qual a Diferença!

Com origem na Ásia, a linhaça passou a ser plantada e cultivada em todo o mundo. Também não é para menos, com suas propriedades medicinais tais como:  analgésico, anti-inflamatório, antitussígeno, demulcente, emoliente, expectorante e laxante, a linhaça ganha cada vez mais adeptos. Mas a linhaça se destaca, por sua ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial, além de ativar o intestino, aliviar a tpm e colaborar para a eliminação daquelas gordurinhas a mais.

Sendo rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes aos achados nos peixes gordos) como o Salmão. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, a linhaça derruba o LDL(colesterol mau), colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias, também, atenua a retenção de líquidos típica do período pré-menstrual e tem se revelado promissora na prevenção do câncer de mama.

Linhaça Dourada ou Linhaça Marrom?

Bom, na mídia a linhaça dourada é considerada o “primo rico” e a linhaça marrom o “primo pobre”. Mas a verdade é que não existe diferença na composição nutricional entre estes dois tipos, ou seja, a linhaça dourada é tão boa quanto a linhaça marrom e vice-versa. Os dois tipos são ricos em lipídeos, sendo, inclusive, classificada como oleaginosa. Sua composição de lipídeos varia entre 36 e 42%, principalmente de w-3 (ácido graxo ômega-3). E é justamente por conta desse componente que a linhaça traz benefícios contra dor e inflamação, pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de certos tipos de câncer, evitar formação de placas de ateroma e melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

Diferenças entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

A grande diferença entre 2 tipos de linhaça está em seu cultivo e seu sabor. A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e a dourada é plantada em regiões frias como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. Como em tudo o que se planta no Brasil, para o cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica”.

No Brasil o cultivo de linhaça dourada é bem mais recente do que o de linhaça marrom, sendo que somente no final do ano de 2006 foi feita a primeira colheita. Até então essa variedade era importada do Canadá. Então, considerando que a linhaça dourada está agora sendo plantado no Brasil não se pode garantir que não exista a utilização de agrotóxicos. Assim como pode existir o cultivo de linhaça marrom orgânica. Não podemos afirmar nada, mas de uma forma ou de outra, não há diferença entre suas composições nutricionais.

Quanto ao sabor podemos definir da seguinte forma. A linhaça dourada é um pouco mais suave do que a linhaça marrom. Então fica a dica, experiente essa maravilha da natureza e desfrute de seus benefícios.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *