Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
sal causa pressao alta - beneficios para a saude

Sal Causa Pressão alta? – #4 Mitos e Benefícios do Sal

Saúde
sal causa pressao alta - beneficios para a saude

Um assunto extremamente polêmico é o uso do sal. Vamos falar sobre o sal integral, esse  não é o sal que você conhece chamado sal de cozinha que é esse branquinho que você coloca na mesa, esse aí tem apenas cloreto de sódio. Os outros 80 elementos foram removidos, sobraram esses dois aí.  

Quando se fala em problemas como pressão alta o sal sempre é o vilão, mas será mesmo? Entenda a importância do sal integral para sua saúde.

Porque devemos usar o sal?

Então porque que nós devemos usar o sal?  Para responder a essa pergunta na literatura tem inúmeros livros sobre isso,um ótimo livro  sobre o assunto é do Dr. David Brownstein, ele mostra a importância do sal na saúde humana, e que estamos falando é o sal não refinado.

Há quatro mitos sobre o sal que vamos abordar neste artigo.

#Mito 1 – Não Existe Diferença Entre Sal Refinado e Sal Não Refinado

A maioria acha que todo sal é a mesma coisa, que não faz diferença. Mas realmente existe uma grande diferença, a quantidade de minerais.

#Mito 2 – Uma dieta baixo em sal é saudável.

Não é verdade! Estudos mostram que se você  fizer uma dieta baixa em sal você terá menos energia e vai a longo prazo sofrer uma série de consequências. Então essa chamada dieta hipossódica não é uma dieta saudável, porém  100% dos médicos incentivam uma redução drástica de sal aos pacientes.

#Mito 3 –  Produtos com puco sal faz bem para a saúde

Não é verdade! você vai ver que o sal é muito importante na saúde

#Mito 4 – Sal Causa Pressão Alta

Este quarto mito é o mais comum,  você já deve ter escutado muitas vezes, que é necessário diminuir o sal para não causar pressão alta.

O que você talvez não saiba é que todos os estudos que foram feitos mostrando que sal pode de alguma forma aumentar “ligeiramente a pressão” foi feito com sal não integral, foi feito com sal refinado. Ninguém fez um estudo com sal integral, todo o trabalho foi feito com sal de cozinha. Este realmente não é recomendado em hipótese alguma.

vamos começar a compreendendo  o primeiro mito:

#Mito -1 Não Existe Diferença Entre Sal Refinado e Sal Integral.

Não Existe Diferença Entre Sal Refinado e Sal Integral.

O sal é extraído na forma de salmoura e então tratado com substâncias químicas, ferrocianeto de sódio, citrato de amônia, silicato de alumínio, e dextrose para remoção de minerais que nós chamamos aqui de impurezas.

Por incrível que pareça, são todos minerais importantes, ficando apenas com o cloreto de sódio. Então para ficar o cloreto de sódio e eliminar todos os outros e fazer ele ficar bonitinho branquinho, você se contamina com ferrocianeto de sódio, com nitrato de amônia, com silicato de alumínio e com dextrose e estas substâncias e resíduos ficam no sal de cozinha que usamos diariamente.

A Importância do PH Corporal

Minerais são Agentes alcalinizantes

O potencial hidrogeniônico é o conhecido PH. Nosso sangue tem um PH de 7.35 a 7.45, então nosso sangue tem em média 7.4 que é mais ou menos o PH intracelular 7.35. Nós  temos que manter essa pequena alcalinidade para manter a saúde e tudo aquilo que nos adoece também nos acidifica, minerais são agentes alcalinizantes, quando você faz a ingestão de muitos minerais está alcalinizando as suas células.

Doenças crônicas e Deficiência de Minerais

Pessoas que sofrem de doenças crônicas normalmente tem deficiência de minerais, quando você ver  um doente crônico esse paciente sempre vai estar com uma certa deficiência de minerais.

Deficiência de Minerais Causa Acidose Metabólica

Deficiência de mineral causa acidose metabólica, ou seja, faz baixar o PH. O sal não refinado tem em torno de 80 minerais ou mais na sua composição enquanto que o cloreto de sódio tem apenas 2, sódio e cloro. Então quando você consome um sal integral, isso facilita e proporciona uma melhor alcalinidade do seu corpo.

#Mito 2 – Uma Dieta Baixo Em Sal é Saudável.

O sal integral é usado no tratamento da exaustão adrenal e quando você tem a síndrome de bournout, quando você chuta o pau da barraca, quer dizer atinge “o estresse máximo”.

Você só consegue uma melhora se você fizer o uso de sal, também ajuda no combate a asma, rinite alérgica, faz um processo de detox no organismo. Ajuda no combate a diabetes, fadiga e claro ajuda pacientes que têm o chamado hiponatremia, onde o sódio no plasma do sangue está abaixo de 141ml equivalente por litro.

#Mito 3 –  Produtos Com Pouco Sal Faz Bem Para a Saúde

Produtos Com Pouco Sal Faz Bem Para a Saúde

O segundo mito que existe sobre o sal é que uma dieta baixa em sal é saudável, para a maioria das pessoas uma dieta baixa em sal não alteram os níveis da pressão arterial em nada,  por outro lado, quando o sal não refinado é dado para pessoas com deficiência de sal, há uma redução da pressão arterial elevada.

Por exemplo: A pessoa que tem uma pressão alta porque ele tem deficiência de Magnésio e começa a usar o sal integral, que tem um certo percentual de Magnésio agora com essa suplementação de sal ele irá receber Magnésio, que vai agir promovendo o relaxamento dos vasos e vai abaixar a pressão. Então por incrível que pareça, a pessoa está diminuindo a pressão arterial consumindo sal.

Elevados níveis de insulina são associados com risco aumentado de doença cardiovascular, diabetes, obesidade e Hipertensão. A insulina aumenta na presença de dieta baixo em sal.

Aquelas pessoas que consomem pouco sal têm uma tendência em aumentar a insulina, que vão aumentar a resistência insulínica e vai piorar o Diabetes, vai piorar a hipertensão e  aumentar as chances de doença cardiovascular.

Há diversos estudos publicados mostrando isso…

Este é apenas um destes => (*RIO, A, et al. Metabolic effects of strict salt restriction in essential hypertensive patients. J of Int. Med., 1993;233:409-414)

Uma dieta baixa em sal aumenta a aldosterona, aumenta a renina, aumenta a angiotensina e ela aumenta a noradrenalina e ainda aumenta a resistência insulínica. Estas são algumas das consequências de uma dieta livre de sal.

Diminuir o Consumo de Sal Não É a Solução.

Tirar o sal dos alimentos não é a solução, mas consumir cloreto de sódio também não é a solução. Infelizmente a maioria de nós nunca consumimos sal de verdade, apenas cloreto de sódio o famoso sal de cozinha.

Tirar o sal da alimentação causa deficiência de sódio, o  que aumenta a produção de aldosterona, aumenta a retenção de líquido intra e extra-celular e diminui a concentração de potássio, diminui a concentração de magnésio e levam a desidratação e fadiga.

Pessoas que estão fazendo uma dieta sem sal ou com muito pouco sal é uma pessoa cansada tá sempre reclamando, está fadigada, quando se introduz o sal integral essa pessoa cura a fadiga e o cansaço.

Olha que interessante publicado no American Journal of hypertension “há uma elevação do LDL colesterol nos pacientes em uma dieta baixa em sal” mais um dado mostrando para você que dieta baixa e sal não é a solução.

#Mito 4 – Sal Causa Pressão Alta 

Consumir pouco ou nenhum sal predispõe a deficiência de cálcio,  deficiência de magnésio, deficiência de potássio e causam depleção de vitaminas do complexo B. Estudos têm demonstrado que deficiência de minerais e vitaminas aumentam a morbidade e a mortalidade de doenças cardiovasculares, então o efeito é exatamente o oposto do  esperado.

Uma revisão de 56 estudos com pacientes hipertensos mostrou que o efeito de uma dieta baixa em sal sobre a redução da pressão alta é mínima. A redução da pressão sistólica é de 3,7 mm de mercúrio e da diastólica é 09.

Imagine uma pessoa que tem uma pressão de 180 por 90 (18/9) ele vai terminar com 176,3 por 89,1 (17/8). Isso mostra que tirar o sal da alimentação teve pouquíssimo impacto na hipertensão.Isso é uma meta-análise de 56 estudo publicado no Jama Medicine uma revista de Alto alta credibilidade no meio médico.

Sal integral não refinado desintoxica o organismo de bromo (tóxico com inúmeras consequências indesejáveis) o bromo é praticamente um veneno, é um halogênio venenoso. Infelizmente hoje no fermento brasileiro usa-se o bromo, e se você come pão todos os dias isto quer dizer que você está com certa intoxicação por bromo. E um jeito de você se livrar do bromo é fazer o uso do sal integral,  mais uma razão para você fazer uso do sal integral.

Resumindo tudo que foi falado até agora – A dieta baixa em sal causa acidose, aumenta o risco de doença cardiovascular e mortalidade. Causa dislipidemia ou seja perturba o colesterol e triglicérides, causa um desequilíbrio de vitaminas e minerais e promove o acúmulo de substâncias tóxicas.

Assista a integra – Lair Ribeiro e 4 mitos sobre o sal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *