Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!

Tireoide não é Doença! Saiba a Verdade Sobre Tireoide.

Tireoide - Todo mundo tem, mas você sabe o que é?Ao contrário do que muitos pensam a tireoide não é uma doença, não existe sintomas da tireoide, nem tratamento para combater a tireoide.
A tireoide também conhecida como tiroide é uma glândula em forma de borboleta (como você pode ver na ilustração ao lado), que fica localizada no pescoço , anterior à traqueia, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (em adultos).
Ela é responsável pelo metabolismo basal (segundo a Wikipédia Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é a quantidade calórica ou energética que o corpo necessita, em 24 horas, mantendo-se em permanente repouso, e fazendo um jejum de pelo menos 12 horas, sem prejudicar o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo, o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc, e mantendo a temperatura corporal normal).

Embora assuntos relacionados a tireoide sejam encontrados em revistas de beleza, que falam sobre emagrecimento, a tireoide tem uma importância muito além de estética, ela é responsável pelo nível de normalidade de todas as funções celulares do organismo.

Por isso é fundamental estar com a tireoide em perfeito estado de funcionamento, garantindo assim o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Como já dito a tireoide age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins, também produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

No entanto, seu mau funcionamento, aí sim causa alguns sintomas que interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional.

A deficiência da tireoide pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Sintomas relacionados ao Hipotireoidismo:

O hipotireoidismo é mais conhecido por sua relação com o metabolismo e, muitas vezes, o ganho de peso ou incapacidade de perder peso. Isto acontece porque tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.
Mas existem muitos outros sintomas que abordaremos em outros artigos.

Sintomas relacionados ao Hipertireoidismo:

Com o Hipertireoidismo o efeito é o contrario, tudo em nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.
Tanto no hipotiroedismo como no hipertireoidismo, pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, que chama-se bócio, e que pode ser detectado, através do exame físico. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres.

Diagnosticar as doenças da tireoide não é complicado e o tratamento pode salvar vidas.

A recomendação do Compartilhe Saúde para seus leitores é “Se você tem alguns destes sintomas, não se desespere. Outros fatores também podem provocar os mesmos sintomas, como por exemplo o stress. Mas não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, então procure seu médico!”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *