Saiba como cuidar de sua saúde, mente e corpo!
O que é Tribulus Terrestris – Saiba Para que Serve e Quais os Benefícios

O que é Tribulus Terrestris – Saiba Para que Serve e Quais os Benefícios

Suplementos

O nome pode até soar estranho, no entanto, a Tribulus Terrestris é uma substância fitoterápica tão comum qualquer outra. Para que você familiarize do que se trata, vamos abordar um pouco sobre ela neste post.

A Tribulus Terrestris é um tipo de erva daninha, mais precisamente da família das Zygophyllaceae, planta característica de regiões quentes. Ela é popularmente conhecida como um estimulante sexual natural, porém, existem outros tipos de uso que envolvem este fitoterápico.

Para que serve a Tribulus Terrestris?

O uso desta substância está fortemente associado a cuidados com o corpo, os quais exigem um pouco mais para atingir a performance esperada.

A tribulus terrestris é um medicamento que serve para várias situações, a mais conhecida é sua ação como um viagra natural, mas também é recomendado para aqueles que apresentam níveis altos de triglicerídeos, mulheres que estão entrando na menopausa, pressão alta e para quem busca ganhar massa muscular.

Como Usar Tribulus Terrestris?

Apesar de ser um medicamento natural, ele não pode ser consumido totalmente in natura, isto é, pegar as folhas da planta e fazer um chá. Assim, a sua forma de consumo se dá a partir do extrato da tribulus terrestris ou por capsulas via oral.

Sua dosagem é ponderada, de maneira que só pode ser consumida por um determinado tempo fazendo uma pausa do mesmo tempo, ou seja, o consumo é normalmente feito por cerca de 4 a 6 semanas, com 3 doses ao dia durante as refeições.

É importante que após as doses tomadas nas 4 ou 6 semanas, você faça uma pausa no medicamento pelo mesmo número de semanas que tomou.

Benefícios da Tribulus Terrestris?

Os benefícios deste fitoterápico ainda estão sendo estudos, no entanto, dentre eles podemos citar:

– Ereção mais duradoura: O produto da planta tribulus trrestris contém um composto chamado protodioscina. Este ajuda na vasodilatação do corpo, além de contribuir significativamente com o aumento da testosterona. Até o momento, sabe-se que este aumento na testosterona só ocorreu em animais e não em humanos.

– Aumento da libido: Acredita-se que o aumento da libido se dá a partir do crescimento transitório do hormônio masculino testosterona. Mesmo que este crescimento não tenha sido confirmado cientificamente.

– Melhora na fertilidade: Há estudos que demonstram uma melhora na criação dos gametas humanos, isto é, no espermatozoide e óvulo. Sendo assim, a tribulus terrestris é uma ótima aliada da fertilidade.

– Reduz a pressão alta: A redução (ou controle) da pressão alta ocorre por dois motivos, sendo um deles a questão do composto protodioscina estimular também uma outra substância com ação de vasodilatador, sendo está o óxido nítrico. O outro motivo, é a inibição de uma determinada enzima, que quando produzida em grande escala, desenvolve a hipertensão.

– Controle do triglicérides: Pesquisas realizadas em animas revelaram uma redução de glicose no organismo dos animais devido ao uso da tribulus terrestris, no entanto, não se sabe qual o mecanismo que proporcionou esta redução.

Contraindicações

O uso da tribulus terrestris é contraindicado para:

  • Pessoas que possuem qualquer tipo de câncer;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Mulheres com alterações na suprarrenal;
  • Mulheres com excesso de pelos;
  • Mulheres com problemas de hipertrofia do clitóris;
  • Pessoas com síndromes de androginia;
  • Pessoas com quedas de cabelo;
  • Pessoas com pele oleosa.

É importante ressaltar que o uso em excesso da tribulus terrestris podem gerar vários problemas de saúde. Nas mulheres pode acontecer de haver um aumento no clitóris bem como os pelos, alteração no ciclo menstrual, acne e infertilidade. Quanto aos homens, pode ocorrer atrofia testicular e infertilidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *